Piloto pousa avião no heliponto do hotel mais caro do mundo

 

O feito foi realizado nesta terça-feira, 14 de março, pelo piloto Luke Czepiela, que usou um avião monomotor a pistão Carbo Cub da CubCrafters, a mesma empresa que faz novas versões do clássico Piper Cub, um dos mais populares aviões de instrução no mundo.

O piloto polonês Czepiela passou a vida desafiando os limites da aviação e, às 6h58min de hoje ele adicionou mais um feito à sua carreira, tornando-se a primeira pessoa da história a pousar um avião no heliporto no topo do icônico Burj Al Arab Jumeirah, em Dubai, considerado o hotel mais caro do mundo, com diárias a partir de R$ 9 mil reais.


Com 39 anos, o piloto campeão de corridas aéreas, tinha apenas 27 metros para parar seu avião STOL (Short Take-Off and Landing, ou de Decolagem e Pouso Curtos) da CubCrafters, mas conseguiu o feito em apenas 20,76 metros.


Embora o avião seja especificamente feito para aterrissagens especiais em curtos espaços, pousar um avião em uma plataforma elevada no topo de um prédio de 56 andares e sem pistas visuais para guiá-lo, torna histórico o pouso de Czepiela. O piloto revelou que “o maior desafio foi a falta de qualquer ponto de referência externo, que normalmente é encontrado em um aeroporto, onde você tem centenas de metros de pista”.


O piloto estava se preparando para este momento desde 2021 com 650 aterrissagens de teste no nível do solo – na Polônia, nos EUA e em Dubai -, aumentando sua confiança para pousar na plataforma elevada na terça-feira.


Ele explicou: “Normalmente, ao me aproximar de uma pista, vejo a altura acima dela e posso facilmente controlar a trajetória de aproximação. Hoje, o heliporto desapareceu sob o nariz do avião e meu campo de visão foi reduzido. Eu tive que confiar na minha prática e instintos quando meus últimos pontos de referência desapareceram, se eu quisesse parar antes de acabar o espaço”.


A fabricante americana CubCrafters fez várias modificações no avião, reduzindo o peso da aeronave para 425 quilogramas, movendo o tanque de combustível principal para a parte traseira do avião para permitir uma parada mais agressiva e adicionando nitrogênio para aumentar a potência para o segundo desafio de Czepiela – decolar da plataforma.

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