RESOLUTION no TAM

O termo completo é RESOLUTION ADVISORY, é um aviso acionado pelo TCAS quando uma aeronave está entrando em rota de possível choque com outra aeronave. O aparelho emite um aviso (em audio mesmo) informando  a altitude que o comandante deve tomar afim de evitar a colisão com a aeronave. Após o avião ter saído da possível rota de conflito a mensagem "CLEAR OF CONTACT" será ouvida na cabine do avião.



TCAS (do inglês Traffic Collision Avoidance System, que significa "Sistema Anticolisão de Tráfego")

*Se as duas aeronaves possuem TCAS, em uma diz para subir e na outra para descer, sempre em sentidos opostos.




Avião da Tam faz manobra brusca para evitar tragédia





O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica divulgou ontem uma nota informando que já iniciou a investigação para apurar o ocorrido na noite de segunda-feira (24) envolvendo dois aviões que trafegavam a uma distância menor do que a mínima permitida para manter a segurança. Segundo a nota, as investigações serão feitas a partir das gravações de radar e das comunicações.

O episódio ocorreu com uma aeronave da companhia TAM Linhas Aéreas, modelo Airbus A319, que mudou de rota quando equipamentos avisaram sobre a proximidade de outro avião - uma aeronave de pequeno porte -, na área terminal do Aeroporto de Brasília. O incidente aconteceu às 20h48 de segunda-feira (24).

"A análise preliminar aponta que a menor distância lateral entre as aeronaves foi de 3,5 quilômetros. Esta distância infringiu a distância mínima de segurança prevista. Cabe ressaltar que as aeronaves não estavam em rota de colisão, uma vez que a separação lateral entre elas era de mais de três quilômetros em rumos paralelos. A aeronave da TAM realizou corretamente manobra de segurança prevista para essas situações", diz a nota da Aeronáutica.

Após o desvio, a aeronave da TAM, que cumpria o voo JJ3712 (São Paulo-Brasília) aterrissou normalmente na capital federal às 21h.



Comentários