Dentro de alguns dias, um avião
turboélice ATR 72-600 de matrícula PR-AQB (msn 1054), da Azul Linhas Aéreas,
poderá ser visto numa rota bastante incomum e curiosa, ligando Belo Horizonte a
Napoli, na Itália, com várias escalas intermediárias. O voo, no entanto, não
decolará com passageiros, mas será um traslado com objetivo de realizar a
manutenção no avião, relatou uma fonte na companhia.
O motivo pelo qual a Azul busca
uma organização de manutenção tão distante refere-se à falta de slots disponíveis
em outras oficinas, inclusive em sua própria, para a colocação da aeronave, que
estaria sendo devolvida ao dono, a empresa de leasing Nordic Aviation
Capital (NAC), no final deste ano.
Tal falta de slots, por sua
vez, refere-se à alta taxa de ocupação das oficinas ao redor do mundo, dada a
alta demanda das empresas aéreas para recolocar aeronaves em condições de voo
com o retorno das viagens após a queda nos casos de Covid-19.
Esse exemplar do ATR 72 chegou à
Azul em novembro de 2012 novo de fábrica e carrega o nome de batismo “Azul,
blanc et rouge”. Com quase dez anos de idade, é um dos aviões mais antigos
desse modelo na frota da empresa paulista.
Comentários
Postar um comentário