Azul implanta projeto APU Zero


 A companhia aérea Azul implantou ontem, segunda-feira (15), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Minas Gerais, o projeto APU Zero, que têm por objetivo minimizar a utilização desse motor auxiliar da aeronave. A ação conta com a parceria da BH Airport, concessionária do aeroporto. 


O APU (Auxiliary Power Unit ou Unidade Auxiliar de Energia) é um terceiro motor, que geralmente se localiza na cauda do avião, e funciona como uma pequena turbina, muito utilizado durante o pré-voo, para manter os sistemas do avião em funcionamento no embarque de passageiros, assim como prover energia durante o voo.


Quando em operação, o APU utiliza o mesmo querosene dos tanques das aeronaves e seu funcionamento contribui com emissão de CO2 no meio ambiente. O programa APU Zero, por sua vez, utiliza recursos externos dos aeroportos para manter o funcionamento do avião em solo, como energia elétrica e ar condicionado, reduzindo em mais da metade o consumo de combustível nos aeroportos. 


A implantação do programa começou em abril, no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Após quatro meses de implantação desse procedimento, foi constatada a economia de querosene suficiente para fazer 80 voos mensais entre os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Pouco mais de dois meses depois, foi a vez do aeroporto de Recife receber o projeto. Lá, a economia de querosene foi equivalente a 48 pontes aéreas mensais. 



O programa APU Zero, faz parte de um dos pilares da Azul para atingir as metas previstas no Relatório de Sustentabilidade de 2020 e no Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Essas metas preveem, medidas como zerar as emissões de carbono até 2045; compensar resíduos gerados a bordo; ampliar o quadro de Tripulantes voluntários; ampliar o transporte de órgãos pelo Sistema Único de Saúde, bem como intensificar as atividades nas comunidades onde a companhia atua, expandindo as missões humanitárias na mesma proporção que a malha aérea cresce.   
Informações da Azul

Comentários