Para-brisa de avião brasileiro racha a 36 mil pés; VEJA

 

Os pilotos do Boeing 777 desviaram a aeronave de sua rota planejada neste último sábado, 25 de junho, após um problema com um dos para-brisas do jato comercial.

Segundo informações e imagem publicadas pelo The Aviation Herald, o avião envolvido foi o 777-300ER registrado sob a matrícula PT-MUD, quando realizando o voo JJ-4784.

O serviço é realizado diariamente pela Latam entre os aeroportos internacionais de Guarulhos e de Manaus, oferecendo 363 assentos na rota, porém, voos como esse geralmente contam com um avião tão grande para aproveitar os porões para o transporte de cargas.

No sábado, o PT-MUD partiu de Guarulhos às 08h37 da manhã, porém, após pouco mais de 1 hora de voo, a 36 mil pés (10.970 metros) de altitude, os pilotos iniciavam uma redução de altitude por conta do para-brisa direito ter trincado.

Mais 10 minutos adiante e eles inciavam uma curva à direita, assumindo um rumo direto para a aproximação final da pista 11L do aeroporto de Brasília.

O pouso foi efetuado em segurança por volta das 11h00, já que, como explicado pelo site AEROIN em outras ocorrências semelhantes, os para-brisas dos aviões comerciais são feitos de várias camadas de diferentes materiais, que suportam a diferença de pressão entre o interior e o exterior mesmo quando a camada de vidro é completamente trincada.

Trincamentos em voo como neste caso podem ocorrer por diversos motivos, como um defeito no material, uma falha no funcionamento do sistema de aquecimento do para-brisa, uma instalação incorreta, entre outros, portanto, não é possível apontar previamente uma causa para o incidente sem uma avaliação ou investigação.

O Boeing 777 da Latam permaneceu no solo do aeroporto da capital federal até que fosse liberado.

Comentários