Preço do querosene de aviação pode aumentar 11% com alta do câmbio e do petróleo

 

O preço do querosene de aviação (QAV) pode aumentar cerca de 11% nos próximos meses, em razão da variação da taxa de câmbio e escalada no preço do barril do petróleo. Os dados são de um levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), feito com exclusividade para a CNN.

De acordo com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), de janeiro a março deste ano o preço do litro do QAV aumentou 15%, passando de R$ 3,44 no início de janeiro para R$ 3,98 no começo de março.

Com base em dados dos últimos nove anos da variação nos preços do câmbio e do barril de petróleo, o economista da CNC Fabio Bentes calculou a relação dessas variáveis com o preço do querosene de aviação.

A conclusão é que a cada aumento de 100% no preço do câmbio, o QAV sobe 67%, e a cada aumento de 100% no preço do barril do petróleo, um aumento de 60% pode ser observado no preço do combustível de aviação.

Já no caso das passagens aéreas, a cada aumento de 100% no QAV, um reajuste de 21% é observado no preço das tarifas.

Devido a guerra na Ucrânia, que já dura mais de duas semanas, o preço do petróleo e do dólar têm sofrido altas e variações.

Com base em um cenário no qual o dólar custa R$ 5,20 e o petróleo do tipo brent é negociado a US$ 140, a previsão é que o QAV tenha um aumento de 11,3% no preço do litro em até um mês.

Com esse aumento, o preço das tarifas aéreas, ainda segundo a projeção, pode ter um reajuste de pelo menos 2,4%.

Bentes explica que o consumo desse tipo de combustível é “muito rápido” e a volatilidade do estoque é constante, o que faz com que qualquer aumento no preço do dólar ou do petróleo impacte o valor do querosene de aviação.

“Se você tem uma escalada do preço do petróleo, como nós tivemos, rapidamente o estoque de querosene de aviação vai sendo consumido, e o aumento do custo da commoditie vai pressionando o preço do querosene de aviação”, disse.

O movimento seguinte é que as companhias aéreas devem repassar isso para o consumidor, em até mais ou menos dois meses”, destacou o economista.

Em nota, o diretor-geral da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Willie Walsh, afirmou que se o preço do petróleo permanecer em alta, isso irá se refletir diretamente nos rendimentos das companhias aéreas.

“Quando fizemos nossa mais recente previsão financeira da indústria no outono passado, esperávamos que a indústria aérea perdesse US$ 11,6 bilhões em 2022 com o petróleo bruto Brent a US$ 67/barril e o combustível respondendo por 20% dos custos”, afirmou.

“Hoje, o Brent está sendo negociado a mais de US$ 110. Neste nível, o combustível poderia ser responsável pela metade da base de custos de algumas companhias aéreas”, completou Walsh.

No comunicado, a IATA afirma que é um enorme desafio para o setor absorver um impacto “tão grande nos custos”, enquanto a indústria ainda está lutando para se recuperar da crise de dois anos da pandemia.

Segundo o economista da CNC, em fevereiro de 2020, período pré-pandemia, o setor aéreo brasileiro faturava cerca de R$ 3,5 bilhões por mês.


Após o surgimento da Covid-19, o serviço de transporte aéreo foi significativamente impactado, com queda de receita de 80% para algumas companhias aéreas.

“Quando você tem um choque de preço significativo na entrada da baixa temporada, que é o que a gente vai ter agora nos próximos meses, isso certamente vai significar um retrocesso nesse processo de recuperação”, anunciou.

“Esse impacto no QAV, no momento de queda da demanda, seguramente vai afetar essa tendencia de recuperação. Aliás, é até bem provável que nós tenhamos durante um ou dois meses uma queda nessa geração de receita do setor aéreo”, acrescentou o especialista.

Impacto no Turismo

Para Fabio Bentes, o setor aéreo é um excelente termômetro do turismo interno por conta das características geográficas do Brasil, que demanda de serviços de transporte aéreo.

Entretanto, Bentes explica que quando você tem um processo de aceleração de preços, as famílias de um modo geral cortam gastos com lazer.

“O turismo de lazer, por exemplo, vai ser o primeiro a sentir, especialmente pelo fato de estar saindo da alta temporada”, disse.

“Nós devemos ter um arrefecimento nesse processo recuperação sim, porque o preço das passagens aéreas, embora tenha caído nos últimos dois meses, seguramente vai ter que ser reajustado para se adequar ao aumento de custos que o setor vem enfrentando atualmente”, destacou.

Segundo dados apurados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o setor do turismo deixou de faturar R$ 214 bilhões no ano passado, acumulando, desde fevereiro de 2020, R$ 473,7 bilhões de perdas de receitas.

Preço das passagens aéreas

A CNN questionou as três principais empresas aéreas da aviação doméstica no Brasil sobre o impacto do aumento no preço do QAV nas passagens aéreas. Em nota, a Gol informou que “está em período de silêncio”, e que “os resultados do quarto trimestre de 2021 serão divulgados nesta segunda-feira (14).”

Já a Latam informou que permanece atenta à evolução da guerra na Ucrânia. A companhia também enfatizou que é “inegável o impacto nos custos das companhias aéreas, em função da alta do preço do querosene da aviação (QAV) que. infelizmente, diante da imposição desse novo cenário de crise sem precedência e previsibilidade, afetará o aumento no preço das passagens.”

A Azul lamentou a guerra estabelecida pela Rússia e se solidarizou com as vítimas e com os cidadãos ucranianos e russos.

A empresa afirma que “embora o valor do barril do petróleo já tenha sido um pouco maior há 14 anos, a situação atual é muito pior, pois naquela época o valor do dólar estava muito abaixo dos atuais R$ 5,00 e era cotado abaixo de R$ 2,00.”

“Essa matemática é bastante impactante para o setor aéreo, em especial para as empresas brasileiras, que têm diversos custos em dólar e um dos combustíveis mais caros do mundo”, comunicou a companhia.

Ela completa que “a continuidade desse cenário poderá adiar uma retomada mais vigorosa da oferta de voos no país, assim como a inclusão de novas cidades e novas rotas e frequências entre aeroportos que já contam com serviço aéreo.”

Fonte: CNN

 


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