O Procon de São
Paulo informa que notificou ontem a companhia aérea Iberia,
após a empresa cancelar passagens promocionais para o trecho Rio de
Janeiro-Paris, com escala em Madri, disponíveis a consumidores em 28 de
dezembro de 2021.
Segundo o órgão, as passagens
canceladas davam direito a ida e volta por US$ 118. A Iberia precisará
responder aos questionamentos do Procon até a próxima sexta-feira (7).
Os questionamentos do órgão
incluem as condições para a venda das passagens,
como período para uso, limite por pessoa ou disponibilização de outros trechos,
além da quantidade de bilhetes disponibilizados.
A Iberia também precisará
informar o preço médio praticado nos últimos seis meses para as passagens
referentes ao trecho, em especial os valores promocionais.
Outro questionamento do Procon é
sobre o motivo do cancelamento, assim como a quantidade de consumidores
afetados. Segundo o órgão, o cancelamento está ligado à detecção de um suposto
erro pela empresa, mas ocorreu 72 horas após a promoção, sendo que o erro teria
sido identificado “em algumas horas”.
A companhia área foi questionada,
ainda, sobre quais medidas tomará para cumprir a oferta, uma exigência do Código de
Defesa do Consumidor, e se forneceu algum canal de atendimento específico
para essa demanda.
O Procon quer saber a quantidade
de reclamações já registradas ou realização de reembolsos, e quais ações
internas a Iberia pretende realizar para evitar supostos erros como o ligado ao
preço das passagens promocionais.
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