Aéreas entram no Cade contra parceria de Azul e Correios

Resultado de imagem para correios azul

De acordo com informações do Estadão, a aliança de joint venture proposta entre Azul Cargo, o braço de cargas da Azul, e os Correios preocupa as companhias aéreas Latam Airlines e Gol. Ambas as empresas foram convocadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) para se manifestarem sobre o caso.

A publicação aponta que a Azul realizaria exclusivamente o transporte aéreo doméstico de toda a carga dos Correios, o que prejudicaria os outros players do mercado.

Resultado de imagem para correios azul

Ambas as aéreas contestam, em suas manifestações ao Cade, que os Correios não abriram uma licitação para firmar a parceria e, tampouco, ofereceram o negócio a outras empresas concorrentes da Azul no mercado de transporte aéreo de carga.


Divulgação/Azul
Procurada pelo portal de notícias Panrotas, a Latam expressou, por meio de um comunicado, que não aprova a sociedade. “A Latam Airlines Brasil informa que apresentou ao Cade argumentos contrários à joint ventureentre a Azul e Correios por considerar que a operação pode desequilibrar a competitividade do setor.”

Também contatada, a Gol preferiu não se manifestar sobre o assunto, mas esclareceu que aguarda o andamento do caso junto ao Cade. Já a Azul respondeu ao portal que não irá se posicionar a respeito.

No documento de ato de concentração econômica, Azul e Correios destacam que a "operação não gera uma sobreposição horizontal no mercado brasileiro e afirmam que a nova empresa e os Correios continuarão concorrendo entre si em seus mercados de atuação", revela o Estadão.

Ambas as aéreas defendem ainda que a aliança pode afetar o ambiente concorrencial.


*Fonte: Estadão
conteúdo original: https://bit.ly/2peq9Oz

Comentários