Internet nos aviões sem satélite? Veja


Resultado de imagem para Airborne Wireless

De olho em um mercado que depende cada vez mais da conectividade, a empresa Airborne Wireless Network deseja inovar em serviço de wi-fi a bordo.

No modelo que está em desenvolvimento, cada aeronave faria parte de uma rede sem fio de alta velocidade, que funcionaria como um roteador, independente da tecnologia dos satélites.
Resultado de imagem para Airborne Wireless

Cada avião participante da rede atuaria como um repetidor, enviando e recebendo sinais para o avião mais próximo, gerando uma “super estrada de informação digital no céu”. O objetivo do modelo é fornecer capacidade para provedores de internet e companhias de telefone, algo que também viraria fonte de receita para as companhias.

"O serviço é completamente independente da comunicação via satélite. Trazer o sinal para 35 mil pés permite uma largura de banda muito mais ampla. É um suplemento”, explica o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios e Conformidade Aeronáutica da AWN, Jason de Mos, ao portal Tnooz.

Resultado de imagem para Airborne Wireless

“Nós podemos fornecer serviços onde os satélites não podem atingir taxas muito mais altas e com mais largura de banda. Todas as aeronaves estão interligadas. Eles podem aproveitar os satélites, mas não é necessariamente um requisito”, ressalta.