Aeroporto de Congonhas tem novo nome


Resultado de imagem para Deputado Freitas Nobre congonhas

O aeroporto de Congonhas, em São Paulo, a partir de agora terá uma nova denominação: Aeroporto Deputado Freitas Nobre. A Lei Nº 13.450, que autorizou a homenagem, foi sancionada pelo presidente da república Michel Temer e publicada nesta semana no Diário Oficial da União (DOU), agora já em vigor.

Resultado de imagem para Deputado Freitas Nobre

A nova lei é instaurada cinco anos após a criação do projeto de lei que a originou, o Projeto de Lei da Câmara nº 89, sugerido pelo Deputado Federal João Bittar em 2012. O objetivo era que a alteração do nome do aeroporto fosse um "Honorífico - Homenagem cívica" ao falecido Freitas Nobre.


O ex-deputado cearense José Freitas Nobre era, além de político, jornalista, advogado, escritor e professor de diversas instituições, entre elas a Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Segundo a Agência Senado, Nobre se tornou notoriamente conhecido por sua luta pela redemocratização do país. Já foi vice-prefeito de São Paulo, e após se tornar vítima de perseguição depois do golpe militar de 1964, exilou-se na França.

Resultado de imagem para Deputado Freitas Nobre congonhas

Após retornar ao Brasil, em 1967, voltou a atuar na política do País, e conquistou seis mandatos consecutivos de deputado federal. Entre suas ações, dedicou-se principalmente à luta pela anistia na pós-ditadura, e a favor do movimento Diretas Já.