Guarulhos deixa de ser o maior aeroporto latino-americano

Resultado de imagem para aeroporto de guarulhos

Guarulhos é o maior aeroporto brasileiro, mas deixou de ser o terminal mais utilizado na América Latina. Na liderança da região desde 2010, foi ultrapassado no ano passado pelo Aeroporto Internacional Benito Juárez, da Cidade do México (MEX), antigo detentor da marca.

Aeroporto de Guarulhos registrou quedas nos últimos dois anos

O MEX teve dois anos seguidos de altas expressivas na quantidade de passageiros: 12,2% em 2015 e 8,5% em 2016, chegando a 41,7 milhões de pessoas transportadas.

Resultado de imagem para aeroporto do mexico

No mesmo período, GRU foi afetado pela crise econômica e política no Brasil e amargou queda de 1,5 e 6,1%, terminando 2016 com 36,6 milhões de passageiros.

Resultado de imagem para aeroporto do mexico

O aeroporto mexicano é o primeiro da América Latina a ultrapassar a marca de 40 milhões de pessoas transportadas e ocupa a posição 43 no ranking mundial de volume de passageiros. Guarulhos está agora na 51ª posição.
Resultado de imagem para aeroporto do mexico

Apesar da queda no número de viajantes, o aeroporto internacional de São Paulo ainda tem vantagem folgada, quando somado aos demais terminais da sua região metropolitana (Congonhas e Viracopos). São 66,7 milhões de passageiros, bem acima dos 43,5 milhões que o MEX alcança ao ser somado aos quatro aeroportos de sua região (Toluca, Querétaro, Puebla e Cuernavaca).