Passageiros querem mais tecnologia na aviação, diz Iata


Chegar no aeroporto pronto para voar; passar pela Segurança e controle de fronteira sem ter que remover itens pessoais; ter a mesma conectividade que se tem em solo no ar. Esses três itens encabeçam a lista de desejos dos passageiros, segundo a versão 2016 do estudo Global Passenger Survey (GPS), da Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata).

Aeroporto do Galeão abre nova área de embarque no terminal 2

Com base em cerca de sete mil respostas, a pesquisa anual traz os insights dos passageiros em relação à indústria aérea. De acordo com o estudo, o passageiro está mais ávido por soluções tecnológicas que tragam agilidade. Em 2016 o percentual de passageiros que fez o check-in on-line e usou um cartão de embarque móvel em vez de um impresso aumentou de 69% em 2015 para 71%.

BAGAGEM

Resultado de imagem para check-in on-line

De que adianta fazer check-in on-line se será necessário encarar a fila para despachar a bagagem? Segundo o estudo GPS, 33% dos entrevistados desejam auto-tag enquanto que 39% sonham em poder usar etiquetas de bagagem eletrônicos. Um número considerável de passageiros gostaria de viajar para o aeroporto "de bagagem gratuita". Além disso, 61% dos passageiros manifestaram interesse em acompanhar a mala durante a viagem através de um aplicativo. Neste quesito, a Iata garante que algumas companhias já adotaram a resolução 753, que permite acompanhar bolsas nos principais pontos de viagem, tais como carga e descarga.
Resultado de imagem para etiquetas de bagagem eletrônicos

"Os passageiros querem chegar ao aeroporto pronto para voar, tirando partido de 'off aeroporto' opções self-service digital. A Iata está ajudando a indústria a tornar isso uma realidade para mais viajantes através do programa Fast Travel. Se a indústria cumprir seu programa interno, então, até 2020, 80% dos passageiros globais terão acesso a mais opções de auto-atendimento", disse o diretor da Iata, Pierre Charbonneau.

CONECTADOS NAS NUVENS

Resultado de imagem para dispositivos on-board aviao

Os passageiros querem estar totalmente conectados a bordo, de preferência através de seus próprios dispositivos. O GPS revelou que 51% dos passageiros, um aumento de 12% em 2015, prefere usar seus próprios dispositivos on-board para acessar opções de entretenimento.

Resultado de imagem para dispositivos on-board aviao

"Os passageiros querem conveniência e resultados rápidos com suas reservas e check-in. Querem ter uma experiência de aeroporto sem problemas e segura. Eles estão prontos para abraçar os benefícios da nova tecnologia quando se trata de melhorar a sua experiência de viagem. Companhias aéreas e aeroportos que reconhecem isso irão melhorar a viagem e a satisfação dos passageiros", disse o vice-presidente Sênior da Iata, Nick Careen.

Comentários