GRU Airport investe em nova tecnologia que substituirá sinalizadores


Até o final de 2016, o aeroporto de Guarulhos deixará de utilizar sinalizadores – ou balizadores – em suas pistas. Os funcionários que orientam os pilotos para estacionar as aeronaves após a aterrissagem com bastões laranjas nas mãos serão substituídos por um sistema eletrônico.

divulgação
O programa, conhecido como VDGS ou sistema avançado de docagem visual, utiliza sensores para reconhecer a posição da aeronave. Quando o avião começa a ser estacionado, o painel localizado na ponta dianteira da vaga emite sinais que indicam ao piloto as manobras a serem feitas.


Além de direcionar o piloto, a tecnologia também o avisa exatamente quantos metros faltam até a parada. Até agora, com o modelo antigo, o balizador ordenava a parada quando o jato atingia uma linha amarela pintada no chão. O sistema também possibilita maior agilidade para alocar as aeronaves nas pontes de embarque.


De acordo com a GRU Airport, a tecnologia vai oferecer como vantagem precisão e segurança. A utilização do sistema é uma tendência já implantada em aeroportos como Heathrow, em Londres, Charles de Gaulle, em Paris, e JFK, em Nova York

Comentários