Voos da Gol terá opção de wi-fi a bordo


Ao entrar no avião, o cliente abre o dispositivo móvel - seja celular, notebook ou tablet - e já é notificado do sinal de internet e acessa o portal da aérea. O entretenimento de bordo, como filmes e séries, estará disponível gratuitamente.

Os detalhes de preços para navegar pela internet e ter acesso a outros conteúdos on-demand, segundo Miranda, são estudados com a fornecedora da tecnologia, a Gogo. O modelo de cobrança também é analisado. O executivo destacou que o pagamento será feito no momento do acesso ao portal da Gol, inteiramente on-line.


Divulgação/Gol


A primeira aeronave a receber o serviço de internet de alta velocidade retornou de Miami, nos Estados Unidos, em um prazo de 20 a 25 dias (foto à esquerda). Os demais aviões terão a conectividade no centro de manutenção. da Gol, em Confins.

Com mais aeronaves conectadas, o diretor espera que a instalação demore de três a quatro dias. “O processo todo é complexo, como colocar as antenas no avião, pois ‘penetra’ na fuselagem”, exemplificou. “Existe um máximo de precisão que deve seguir uma regulamentação técnica”, disse Miranda.

Ciente de possíveis instabilidades nas alturas, o profissional diz que interferências no sinal podem acontecer em uma eventual chuva ou nuvem carregada. Mas ele assegura: a internet é de outro nível. “Os testes que temos feito mostram que a qualidade está acima do que existe no mercado atualmente”.

Assim que completar dez aviões conectados, a Gol irá iniciar as operações comerciais. A previsão é que aconteça até o fim de ano. Até lá, os voos serão realizados em “modo beta”. Os cerca de 140 aviões da frota devem estar prontos para decolar com internet em dois anos.


Divulgação/Gol


Ele acredita que a tendência do mercado aéreo é maior conectividade e, sobretudo, por meio dos próprios aparelhos móveis. A Gol descarta no momento qualquer instalação de sistema de entretenimento de bordo nos assentos. “Estamos ouvindo o perfil dos nossos clientes”, disse ele sobre eventuais parcerias em tecnologia. E eles vão ser surpreendidos positivamente com a nossa internet”, finalizou.


Comentários