Viagens de avião tem baixa procura


A demanda por transporte aéreo doméstico de passageiros, medida em passageiros-quilômetros pagos transportados (RPK), registrou queda de 4,5% em dezembro em relação ao mesmo mês de 2014, segundo dados compilados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Com isso, a demanda doméstica completou cinco meses consecutivos de redução.


Já a oferta, medida em assentos-quilômetros oferecidos (ASK), teve recuo de 3,3% no mês passado, na mesma base de comparação. Com isso, a taxa de ocupação das aeronaves em voos domésticos (RPK/ASK) atingiu 79,8% em dezembro do ano passado, índice inferior ao registrado no mesmo mês de 2014, quando a taxa de ocupação doméstica ficou em 80,8%.


De acordo com a Anac, a Gol registrou a maior participação no mercado doméstico em dezembro, com uma fatia de 37,7%. Em sequência, aparecem TAM, com 34,4%, Azul, com 16,7%, e Avianca, com 10,1%. O número de passageiros pagos transportados no mercado doméstico em dezembro atingiu 8,48 milhões, queda de 4,46% em relação ao mesmo mês de 2014.

Leia mais: EM

Comentários