Celular no Avião - Anac liberou em parte

A Agência Nacional de Aviação (Anac) finalmente liberou o uso de celulares durante todo o voo. A medida chega dois anos após a Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos lançar regra similar depois de concluir um profundo estudo que não revelou nenhuma anomalia no uso de eletrônicos durante as viagens aéreas.


A primeira autorização foi emitida para a Gol, permitindo que os clientes da companhia aérea continuem usando seus gadgets sem precisar desligá-los nos procedimentos de decolagem e aterrissagem. No entanto, foi mantida a exigência de deixar o dispositivo no modo avião durante todo o voo.


Continua sendo proibido fazer ligações e navegar na internet após o fechamento das portas da aeronave – esse é o momento no qual você deverá ativar o modo avião. Durante os procedimentos de decolagem e aterrissagem, a companhia aérea poderá orientar o passageiro a guardar seu dispositivo no bolsão da poltrona a frente, para evitar que o objeto seja lançado no caso de alguma manobra brusca.

gol_tecnologia

Apesar da Gol ser a pioneira, a Anac está analisando pedidos da Avianca, Azul e TAM. Portanto, não deve demorar muito para que isso se torne padrão em todas as companhias aéreas brasileiras. Enquanto isso não acontece, contente-se em ligar seu dispositivo apenas durante voo em cruzeiro ou quando o aviso de atar cintos de segurança estiver desligado.