Mario Covas


Em 06 de abril de 2001 deixava esse mundo Mario Covas, um dos nomes mais forte da politica brasileira e mais forte da politica paulistana. Fundador do PSDB, defendeu a manutenção do capitalismo de maneira regulada, com respeito aos direitos trabalhistas e promoção de uma justa distribuição de renda. Elevou o avanço do estado de São Paulo, ha um patamar jamais visto.

Filho de Mário Covas e Arminda Carneiro Covas, é descendente de galegos e portugueses. Aos 14 anos, já mostrou interesse pela política, quando disse que queria ser técnico de futebol do time municipal e prefeito da cidade de Santos.1 Cursou o primeiro grau no Colégio Santista (hoje Colégio Marista de Santos), e o segundo grau no Colégio Bandeirantes, de São Paulo. Graduou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), onde foi colega daquele que seria no futuro seu maior adversário político, Paulo Salim Maluf. Foi na USP que iniciou-se a militância política do jovem Covas, que seria eleito em 1955 vice-presidente da União Nacional dos Estudantes.

Mário Covas não renunciou ao seu mandato, ele manteve a sua condição de governador afastado até o seu falecimento, em 6 de março de 2001. Nesse ínterim, Geraldo Alckmin governou o estado na condição de governador interino, sendo inclusive citado pela imprensa como tal.

Comentários