Easyjet vai usar drones para melhorar manutenção de aviões

Drone fará parte do processo de manutenção da Easyjet (Foto: Divulgação / Easyjet)

Easyjet, companhia aérea britânica, está fazendo teste do uso de drones para melhorar os processos de manutenção e, consequentemente, segurança. A ideia é usar o equipamento para fazer a inspeção visual da fuselagem e encontrar pequenas falhas ou estragos causados por fenômenos meteorológicos, como raios e granizo.
Os drones conseguem passar por todos os cantos das aeronaves em menos tempo e registram em imagens tudo o que há na superfície. É um processo mais rápido do que o atual, no qual um especialista precisa fazer toda a inspeção visual. E sem a possibilidade de registrar tudo em imagens.
O equipamento, claro, não vai substituir o trabalho dos especialistas. Pelo contrário, vai otimizar o processo de manutenção.
“Deixar que o drone capture imagens de todo o avião vai permitir que engenheiros resolvam os problemas muito mais rapidamente e com mais eficiência”, explicou o chefe de frotas da Easyjet, Gary Smith.
O modelo de drone no qual a Easyjet está trabalhando permitirá, inclusive, que a inspeção seja feita sem a necessidade de alguém “pilotar” o instrumento. Ele vai percorrer um mesmo caminho, pré-definido, automaticamente.
Há também um plano para que essa solução também possa ser usada ao ar livre, enquanto os aviões estiverem em solo, entre um pouso e uma decolagem, para detectar problemas rapidamente.
A expectativa da empresa e também das parceiras (Coptercraft, Measurement Solutions e Bristol Robotics Laboratory) é que o sistema esteja em pleno funcionamento em 18 meses.

Comentários