Ministro da Aviação Civil vai ao RS para definir futuro do Salgado Filho

O governador José Ivo Sartori recebe na tarde desta sexta-feira (9), no Palácio Piratini, o novo ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Eliseu Padilha, para analisar duas propostas do governo federal para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre.
O objetivo do encontro é definir se haverá a conclusão total das obras que estão em andamento ou então esquecer os projetos e priorizar a construção do aeroporto 20 de Setembro. Também está na pauta a apresentação de um novo modelo de concessão.
A primeira proposta que será apresentada a Sartori prevê a conclusão das obras no Salgado Filho, como a ampliação do terminal de passageiros, sistema de pátios e pistas de táxis, mais um novo terminal de cargas e a extensão de 920 metros da pista. Desta forma, a construção do aeroporto 20 de setembro aconteceria somente quando o Salgado Filho esgotasse sua capacidade, o que deve levar cerca de uma década.
O outro modelo que será apresentado pelo ministro Padilha tem como objetivo deixar de lado a ampliação da pista e do terminal de cargas e priorizar a construção do novo aeroporto, na Região Metropolitana de Porto Alegre, possivelmente em Portão ou Nova Santa Rita.
Além disso, Padilha também vai levar a Sartori uma nova proposta de concessão do Salgado Filho. A ideia do governo federal é passar a administração dos terminais para a iniciativa privada, na qual o vencedor do leilão ficaria responsável pela construção e gestão do novo aeroporto, com uma pista mais extensa.

Fonte: Globo.com

Comentários