Aeroporto Salgado Filho pode ser leiloado

Aeroporto Salgado Filho tem movimento normal de passageiros após neblina (Foto: Caetanno Freitas/G1)

O governo federal avalia a privatização do Aeroporto Salgado Filho, de Porto Alegre, atualmente controlado pela Infraero. Segundo o ministro da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Moreira Franco, está sendo estudada a realização de um leilão cujo vencedor terá de construir um novo terminal na Região Metropolitana, ficando com o controle de ambos os aeroportos.

"Está sendo estudada pela SAC e pelo governo gaúcho essa alternativa. O grupo vencedor assume a operação do Salgado Filho e a responsabilidade de construção de um novo aeroporto em sítio apresentado pelo governo estadual em Portão", disse Franco ao G1. A sequência do projeto dependerá da posição do governador gaúcho eleito, José Ivo Sartori.

O deputado federal Eliseu Padilha (PMDB-RS) afirma que vem conversando com o ministro sobre esta possibilidade. Segundo o parlamentar, o novo aeroporto ficará em uma área oferecida pelo Piratini entre Portão e Nova Santa Rita. A ideia é que seja um aeroporto com uma pista mais extensa em relação ao Salgado Filho.

"Este novo aeroporto seria denominado Aeroporto do Mercosul, teria pista de maior extensão, tanto para o transporte de cargas quanto de passageiros, a uma pequena distância do atual aeroporto, mas em situação geográfica muito melhor", explicou Padilha.

A empresa que construir o novo terminal será concessionária tanto do novo empreendimento quanto do Aeroporto Salgado Filho. "Entre as obrigações que serão assumidas pelo arrematante estará a construção desse novo aeroporto. Ele compra um, constroi mais um e opera os dois como concessionário", acrescentou.

Comentários