Avião elétrico começa a ser testado no Paraná; 1º voo já foi marcado


O protótipo de um avião tripulado movido a eletricidade deve fazer o seu primeiro voo entre outubro e novembro deste ano em Foz do Iguaçu (oeste do Paraná). A série de testes do ACS-100 SORA teve início nesta semana no Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem de Veículos Movidos a Eletricidade (CPDM-VE) da Itaipu Binacional, empresa parceira do projeto. O desenvolvimento da aeronave começou em 2006 e o modelo chegou a fazer um voo em 2008, mas com motor de combustão. As informações são do UOL


Divulgação
Divulgação


O projeto do avião é da empresa ACS Aviation, de São José dos Campos (SP). O modelo precisou ser desmontado entre o cone da cauda e a fuselagem para ser transportado até o Paraná. 

"Esse estágio é importante porque é o momento em que fazemos os principais ensaios de solo. Depois, será feita a certificação do modelo com os órgãos competentes e, finalmente, o voo inaugural", afirmou o coordenador brasileiro do Programa Veículo Elétrico (VE), da Itaipu, Celso Novais. 

Segundo o projeto, o avião terá autonomia de uma hora de voo e velocidade máxima de 340 km/h. O avião tem 8 metros de envergadura (de uma ponta a outra da asa) e pesa 650 quilos no total. 

O modelo vai carregar um motor elétrico duplo, fabricado na Eslovênia, com potência máxima de 140 kW, e um conjunto com seis conjuntos de baterias, contendo 16 células cada um. A estrutura do avião é feita com fibra de carbono, um material mais leve, geralmente usado na fabricação de carros de Fórmula 1. O painel terá tela com tecnologia touch screen. A hélice deve vir dos Estados Unidos. A aeronave terá a capacidade de transportar duas pessoas.

Comentários