Já ouviu falar em Fogo-de-santelmo?



Podemos afirmar que fogo-de-santelmo é um evento, até que corriqueiro principalmente na aviação, que envolve a eletricidade estática, ou seja, devido ao atrito de grandes massas de ar de diferentes temperaturas em movimento na atmosfera



Esse atrito arranca partículas de materiais condutores (ex.: Cinzas de Vulcão), tornando-as carregadas positivamente. Essa superfície com carga elétrica relativamente próxima de uma nuvem, também carregada, apresentará atração/repulsão de cargas elétricas, concentrando-se nas pontas das superfícies. Observamos então, uma chama azulada cintilante. 



Nas ocasiões de tempestades, o fogo de Santelmo tem sido observado nas pontas das asas dos aviões, nas pontas dos mastros dos navios e nas pontas dos campanários das igrejas. Neste último caso, já foi até confundido com aparições da Virgem Maria. Como a chama azulada tem um brilho relativamente pequeno, só é visível à noite, porque a luz do Sol é muito mais intensa. Os cientistas demonstraram em laboratórios que enxames de alguns insetos, como a cigarrinha do abeto, podem ser iluminados pelo processo do fogo de Santelmo quando voam através de altos campos elétricos criados por uma tempestade.

Por fim assista o efeito desse fenômeno no voo 009 da British Airways.

Comentários