Aviões Arabes já são maioria no céu


Não se pode duvidar do poder dos Árabes, movidos pela força do petróleo investiram em aviação. Como prova dessa força,  as companhias Emirates Airlines, Etihad Airlines e Qatar Airways compraram na ultima edição da Dubai Air Show 2013, 350 aeronaves com dois corredores, capacidade para até 850 passageiros e para viagens transoceânicas.



Isso representa um investimento em mais de 162 Bilhões de dolares, fazendo a alegria das fabricantes Airbus e Boeing que deverão entregar aos seus clientes as aeronaves ao longo dos próximos 10 anos.




Juntas, já têm uma frota maior do que todas as linhas aéreas norte-americanas, que dominaram o mercado por anos a fio, diz o New York Times. Enquanto a American Airlines comprou 600 aviões de apenas um corredor para substituir sua frota antiga de voos domésticos, as gigantes do deserto investiram em grandes aeronaves para expandir seus negócios e sua capacidade de alcance.




Os negócios, é claro, têm todo o apoio das famílias reais da região, que não poupam incentivos para colocarem seus países na rota dos turistas, mesmo que por uma breve escala. O empurrão nada discreto dos reinados tem causado reclamações por parte das concorrentes ocidentais, que não têm os mesmos privilégios com seus governos.

Como diz o velho ditado "Quem pode mais, chora menos", assim segue a aviação no oriente médio.

Comentários