Burocracia Brasileira

O que é Burocracia?


Veja bem, a burocracia é uma organização ou estrutura organizativa caracterizada por regras e procedimentos explícitos e regularizados, divisão de responsabilidades e especialização do trabalho, hierarquia e relações impessoais.1 Em princípio, o termo pode referir-se a qualquer tipo de organização - empresas privadas, públicas, sociais, com ou sem fins lucrativos.

Popularmente, o termo é também usado com sentido pejorativo, significando uma administração com muitas divisões, regras, controles e procedimentos redundantes e desnecessários ao funcionamento do sistema.

Exemplo de Burocracia:

Para os motoristas que buscam vagas em estacionamentos de muitos aeroportos do País, a tarefa é quase sempre cansativa, e é preciso muita paciência para rodar o pátio até encontrar um lugar disponível.


No Aeroporto Internacional Tancredo Neves em Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, uma das 2.555 vagas está ocupada há cinco anos por um mesmo carro. O veículo foi abandonado pelo proprietário em junho de 2008, e desde lá segue estacionado no pátio.

Veículo coberto de poeira está há cinco anos abandonado no estacionamento do aeroporto de Confins, em Minas Gerais Foto: Arney Ramos de Oliveira / vc repórter

De acordo com a administração do aeroporto, a Infraero busca na Justiça autorização para remover o automóvel. “Na época a Infraero procurou o proprietário e o banco responsável pelo financiamento do veículo, mas nenhum deles mostrou interesse em resgatá-lo. Diante disso, a Infraero está tratando do caso na Justiça”, afirmou a assessoria de imprensa do aeroporto.


Apesar de ter ciência do caso, a administração diz não ter autorização para retirar o carro do lugar. “O veículo está sob júdice e não pode ser removido até a finalização do processo”, afirma o aeroporto, que garante que este é o único carro abandonado no estacionamento.

Comentários