Empresas Brasileiras de olho em Portugal


A estatal TAP Portugal Linhas Aéreas, está em processo de privatização, e quem está de olho nesse processo é o empresário David Neeleman, dono das companhias JetBlue e Azul Linhas Aéreas.

David Neeleman

Neeleman conta com o apoio da Presidente Dilma Rousseff que o incentiva na compra da Estatal Portuguesa. Embora ele negue, o que se comenta entre os entusiastas da aviação e da política, é uma ação orquestrada junto ao BNDS de modo viabilizar a compra.

O assunto, já virou manchete nos jornais portugueses: RTP Notícias
-
EMBRAER


A TAP e suas subsidiárias despertam interesse pelas empresas brasileiras. Nesse tempo em que as conversas avança em torno da aquisição da TAP, q Embraer confirmou interesse na compra da M&E Brasil, a empresa de manutenção que a TAP detém naquele país e que tem fábricas em Porto Alegre e no Rio de Janeiro.


Para lançar a segunda ronda de venda da TAP, depois de a primeira tentativa ter falhado em Dezembro com a rejeição da proposta de Germán Efromovich, o executivo quer primeiro resolver o problema da unidade de manutenção no Brasil, que tem sido sempre deficitária e que acumula elevadas contingências fiscais e laborais.


As negociações com a Embraer pressupõem que a fabricante aumente o investimento em Portugal, nomeadamente nas duas unidades industriais que instalou em Évora. Paulo Souza e Silva, presidente da empresa brasileira, disse estar muito satisfeito com o desempenho das fábricas que produzem peças para aviões militares.


O resultado do processo de venda da unidade de manutenção no Brasil deverá ser conhecido em breve. O Jornal Expresso noticiou no sábado que as propostas preliminares de compra deverão ser entregues em Junho. Recorde-se que este mês a presidente Dilma Rousseff irá visitar Portugal, no dia 10, e a imprensa tem noticiado que trará o tema das privatizações na bagagem.


Comentários