Ataques com laser verde dobram no aeroporto de Londrina


O registro de ataques com canetas com laser verde dobrou em março no aeroporto Londrina. De acordo com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), durante o mês foram relatados sete casos, o mesmo número observado entre janeiro e fevereiro, totalizando 14 no primeiro trimestre de 2013. 


Apesar disso, a quantidade de casos ainda é inferior à registrada no ano passado. Em 2012, no mesmo período, foram 38 denúncias. 


O Cenipa disponibiliza desde 2012, em sua página na internet, um formulário específico para este tipo de ocorrência para que pilotos utilizem para fazer o relato do incidente. Conforme o órgão, entre janeiro e março foram relatados 24 caso no Paraná. Dos dez registrados no último mês no Estado, sete foram em Londrina. 


O Paraná aparece na 5ª posição no ranking dos estados com mais incidências de casos no Brasil. São Paulo lidera com 98. Londrina aparece como o 7º aeródromo do país com mais ataques. 


O Cenipa alerta que a incidência do laser verde atrapalha a visão dos pilotos, coloca em risco os voos que passam pela cidade e, inclusive, existe a possibilidade de se derrubar um avião. Caso um piloto seja atingido diretamente nos olhos, pode ter dificuldade de interpretar os instrumentos, ter cegueira momentânea e a formação de imagens falsas, que numa situação de decolagem ou pouso pode ser crítica. 

Fonte: Portal Bonde

Comentários