Anac estuda novas regras para bagagens


Para muita gente que viajar e passa por aeroportos quase todos os dias, a bagagem passou a ser uma dor de cabeça. A Agência Nacional de Aviação Civil propôs novas regras para reduzir problemas entre passageiros e empresas aéreas. O assunto foi mostrado em reportagem do Bom Dia MS desta segunda-feira (1º).
Consumidores podem opinar sobre as mudanças. A consulta pública fica aberta no site da Anac até o dia 26 de abril. Entre as propostas da agência, estão reduções no prazo para localização de bagagens extraviadas no transporte doméstico, de 30 para 7 dias, e no prazo para indenização, de 30 para 14 dias. Além disso, a Anac propõe que a companhia aérea ofereça ajuda de custo ao passageiro que tenha tido a bagagem extraviada e esteja fora da cidade onde mora.
Outras mudanças propostas pela Anac visam alterar o peso que pode ser levado na bagagem de mão. Já em relação às bagagens despachadas em voos internacionais, o peso máximo por passageiro seria ampliado e padronizado em dois volumes de 32 quilos. Nos voos domésticos o peso mínimo poderia variar entre 10, 18 ou 23 quilos, dependendo da quantidade de assentos na aeronave.

Comentários