Você gosta de circo?

Sou bem categórico em responder essa pergunta, ou seja, evidente que não. Tenho motivos para não gostar, mas não quero aqui criar nenhuma afronta aos circos que existem no Brasil e no mundo. Na realidade o circo como uma casa de espetáculos, procura das mais diversas artimanhas para entreter o público. Uma dessas artimanhas posso dizer que é o uso de animais "domados" no picadeiro. Mas afinal, animais são domáveis?



Sinceramente tenho minhas dúvidas, tem algo que muito dono de circo (aqueles que envolvem animais) esquece do chamado Instinto Animal, que classifico como uma ação motivada por uma adversidade podendo ter o resultado benéfico ou maléfico. Talvez diante da minha humilde ignorância posso estar errado, mas por hora é o que eu acredito.

Quer ver o instinto animal em ação, então veja essa:


Na última semana, durante uma apresentação no Circo Lviv, na Ucrânia, um dos leões que estava no picadeiro atacou o domador, Oleksie Pinko, durante um rompante de volta. Outros domadores correram e, a base de pauladas e jatos de água, tentaram tirar o homem. Mas, como o leão também tem seus amigos, mais dois animais entraram na briga e a coisa não foi bem. Toda a cena foi gravada por um visitante, com direito a gritos de toda a plateia. Assista:
(Se estiver com o tempo curto, veja a partir dos 3:00)
Nem preciso dizer que estavam mexendo com coisas erradas. Até quando isso vai acontecer? 
O homem escapou e, por sorte, a vida do leão foi preservada. Era bem possível que, se morresse, sacrificariam os animais. Acho que o aviso ficou de bom tamanho, por enquanto…

Comentários