Região Metropolitana de Campinas (RMC) poderão ter linhas de ônibus com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos em 2013

Atualmente a Viação Bonavita opera até o aeroporto


Para o projeto se tornar realidade depende da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) do Estado de São Paulo, que avalia a implantação dos itinerários, aprovar a operação.

De acordo com a STM, a circulação dos seis ônibus ficaria sob a responsabilidade da Empresa Metropolitana de Transporte Urbano (EMTU). As tarifas, contudo, não foram fixadas.

As linhas estudadas passam por Indaiatuba, Paulínia, com parada prevista no distrito de Barão Geraldo, em Campinas, seguindo até o principal terminal aeroportuário da região.

Outra linha sairia de Vinhedo, passando em Valinhos, depois partindo para o aeroporto.

Segundo informou a secretaria, a linha 747, que ligaria Indaiatuba, Paulínia e Barão Geraldo a Viracopos teria quatro veículos à disposição. O tempo médio de viagem seria de 95 minutos.

Para a linha 748, que cruzaria Vinhedo e Valinhos ao aeroporto, a expectativa é pelo tráfego de dois veículos. O tempo médio calculado é de 55 minutos de viagem.

Perguntada, a concessionária Aeroportos Brasil, responsável pelo terminal, informou que a EMTU chegou a solicitar a criação das linhas. Entretanto, não existe prazo para o projeto ser posto em pratica, uma vez que ele está em estudo de viabilidade.

Opção atual

A opção atual do usuário do transporte público para se deslocar de coletivo até Viracopos é o transporte da Prefeitura de Campinas, através das linhas da Viação Bonativa (VB), que também faz o trajeto de Valinhos, Vinhedo e Indaiatuba.

Fonte: Portal de Paulínia

Comentários