Destaque Viracopos é o Aeroporto que mais cresce no Brasil

Assim será a nova estrutura do Aeroporto de Viracopos em Campinas/SP

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou empréstimo-ponte de R$ 1,2 bilhão para que a empresa Aeroportos do Brasil (Viracopos), possa fazer as obras de ampliação, modernização e exploração do Aeroporto Internacional de Viracopos, a 12 quilômetros (km) do centro de Campinas e a 99 km do centro da cidade de São Paulo.

Segundo nota divulgada pelo banco, a operação é para dar suporte aos investimentos de ampliação e modernização do terminal aeroportuário, garantindo ritmo acelerado das obras.
A estrutura financeira do projeto, de acordo com a nota, envolve um financiamento de longo prazo, a ser estruturado na modalidade de project finance e cujo valor será definido quando for concluída a análise do projeto – atualmente em curso no âmbito do BNDES.

Ampliação
As obras de ampliação do terminal deverão gerar 5.600 empregos diretos. Adicionalmente, devem ser gerados 4.600 empregos relacionados ao fornecimento de insumos. A operacionalização de Viracopos, deverá, segundo a concessionária, levar à contratação de 575 funcionários próprios, além de 1.265 terceirizados.

No ano, o aeroporto brasileiro em fluxo de passageiros e o segundo maior em movimento de cargas, em 2011, Viracopos foi o aeroporto que apresentou, entre os três principais do estado de São Paulo, a maior taxa de crescimento do tráfego de passageiros nos últimos anos.

Comentários