Depois de 45 hrs fechado, Viracopos volta a funcionar


Equipamento inflável precisou ser instalado para apoiar a remoção do avião cargueiro da pista do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) (Foto: Lana Torres/ G1 Campinas)

O Aeroporto Internacional de Viracopos em Campinas (SP) reabriu para pousos e decolagens às17h35 desta segunda-feira (15), segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Após a remoção do avião cargueiro, que interditou a única pista desde a noite de sábado, as companhias aéreas foram autorizadas oficialmente a retomar as operações. A primeira decolagem ocorreu às 18h11, pela empresa Azul Linhas Aéreas, com destino a Salvador (BA).


O número de voos cancelados chegou a 495, sendo 235 partidas e 260 chegadas, segundo balanço divulgado pela Infraero após a liberação da pista. A empresa considera o maior período de fechamento de Viracopos nos últimos dez anos.

Remoção

Um dos pneus do trem de pouso da aeronave, que veio de Miami, nos Estados Unidos, estourou na aterrissagem. Após uma tentativa frustrada de retirada do avião na noite de domingo, uma segunda operação foi realizada. Durante a tarde, pelo menos 70 homens da Infraero e de uma empresa terceirizada contratada pela Centurion trabalharam no nivelamento da aeronave, que ficou inclinada para a esquerda por conta do pneu estourado e danos na turbina.

processo de deslocamento foi complexo por conta do peso médio da aeronave, de 130 toneladas. O lado esquerdo do cargueiro ficou sustentado por uma carreta, que abrigava um material inflável semelhante a um colchão, que auxiliou no nivelamento. A locomoção do avião durou 30 minutos e o cargueiro foi levado até um recuo, fora da pista.
Após a retirada, houve a remoção dos equipamentos que deram apoio na operação, seguida de uma varredura da pista e, depois, a Infraero realizou a vistoria de segurança para liberação dos pousos e decolagens. O processo todo levou uma hora e meia aproximadamente.
Um pneu ficou danificado durante o pouso no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) (Foto: Lana Torres/ G1 Campinas)Um pneu ficou danificado durante o pouso na única pista do aeroporto (Foto: Lana Torres/ G1 Campinas)

Donos da aeronave
Um funcionário da Centurion que acompanhava a operação informou que um único funcionário estava autorizado a falar em nome da empresa. O porta-voz, entretanto, não atendeu a imprensa pelo celular e nem na sede comercial da aérea em Viracopos.
Prejuízos
A Azul foi a empresa que precisou cancelar o maior número de voos, pois responde por 85% das operações no terminal. Foram suspensos 470 até as 17h e pelo menos 25 mil clientes foram afetados.

Funcionários das empresas estão orientando os passageiros sobre as opções para seguirem viagem. Equipes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e do Procon foram enviadas para o aeroporto para fiscalizar o serviço prestado aos clientes prejudicados.

Passageiros aguardam reabertura do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) (Foto: Lana Torres/ G1 Campinas)Passageiros aguardam reabertura do Aeroporto Internacional de Viracopos (Foto: Lana Torres/ G1 Campinas)Via G1

Comentários