Demanda por aeronaves executivas da Embraer aumente cada vez mais



A Embraer entregou 40 aeronaves no terceiro trimestre, queda de 13 por cento sobre um ano antes e apontando um cenário desafiador para que a empresa atinja suas metas para 2012, sobretudo diante do fraco desempenho na aviação executiva.
No acumulado do ano até setembro, o total de entregas pela fabricante chegou a 83 aeronaves comerciais, restando 22 unidades nesse segmento para os três últimos meses do ano para que seja alcançado o piso da projeção da Embraer, de 105 aeronaves civis.
Na aviação executiva, porém, foram 46 aviões entregues a clientes de janeiro a setembro, o equivalente a praticamente metade do piso da meta de 90 unidades para o ano cheio.
No fim de setembro, o presidente-executivo da Embraer, Frederico Curado, disse à Reuters que ainda previa alguns cancelamentos de pedidos de jatos executivos e que o setor precisaria de alguns anos para voltar ao nível de encomendas de 2007 e 2008, antes da crise financeira global.
As entregas no terceiro trimestre apenas se dividiram entre 27 jatos comerciais e 13 executivos. Os analistas do Bank of America Merrill Lynch esperavam um número bem maior nesse período, de 62 aeronaves.
Em relatório no início de outubro, o BofA Merrill Lynch disse acreditar que a Embraer cumpriria sua meta de entregas de aviões em 2012, considerando que nos últimos quatro anos a empresa teve um segundo semestre bastante mais forte que o primeiro.
CARTEIRA DE PEDIDOS
A carteira de pedidos (backlog) da Embraer --indicativo da receita futura-- estava em 12,4 bilhões de dólares no fim de setembro, queda de 500 milhões de dólares sobre junho e inferior aos 16 bilhões de dólares no encerramento do terceiro trimestre de 2011.

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