Aeroporto de Londrina tem 11% mais passageiros


Números de setembro mostram que cidade mantém crescimento acima do registrado no País
Para o estudante Georges Khouri a concorrência tem reduzido os preços e as promoções são importantes. ''São mais voos diários e fica mais cômodo para a gente''
Marcos Zanutto
Segundo dados da Infraero, 97.773 pessoas chegaram ou saíram da cidade em aviões em setembro, ante 87.822 em 2011
O número de passageiros do aeroporto José Richa, em Londina, aumentou 11,3% em setembro em relação ao mesmo mês do ano passado. Foram 97.773 pessoas que chegaram ou saíram da cidade em aviões no período em 2012, ante 87.822 em 2011, segundo dados da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). No Brasil, a demanda doméstica de passageiros cresceu 7,65% em setembro deste ano em relação a 2011 e atingiu seu maior nível para o mês desde o início da série calculada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), em 2000. 

Apesar do crescimento acima da taxa nacional no número de passageiros, Londrina teve redução na ocupação dos voos. O País atingiu o valor mais alto desde 2000, com 75,5%, uma alta de 9,99% em relação aos 68,7% do mesmo período de 2011. Na cidade, a taxa de ocupação caiu de 68,7% em setembro de 2011 para 60,6% no mesmo mês de 2012, uma diferença de 11,7%. ''A mudança é porque houve aumento no número de voos depois de julho'', diz o superintendente da Infraero em Londrina, Marco Pio. 

Ele afirma que Londrina conta hoje com uma média de 52 voos diários durante a semana e pouco mais de 30 aos sábados e domingos. Porém, não considera a redução da ocupação um problema. Isso porque, no acumulado do ano, o valor aumentou levemente, de 65,33% para 65,44%. 

Promoções 

Pio acredita que o motivo do aumento mês a mês da movimentação nos aeroportos, tanto de Londrina quanto do restante do País, é a estabilidade econômica e os preços mais baixos. ''A democratização do transporte aéreo mudou o perfil do passageiro e hoje temos muitas pessoas da classe C nos aeroportos. A criação da lanchonete popular é um exemplo dessa demanda'', conta o superintendente, sobre o novo restaurante com preços tabelados no José Richa. 

Para os passageiros, a redução das tarifas ocorreu, mas depende muito de promoções para ser atrativa. ''Se você conseguir comprar o bilhete antecipado, consegue um preço bom. Caso contrário, é complicado'', disse o autônomo Osorio Augusto, enquanto esperava ontem por um voo em Londrina. 

A engenheira Luciana Aguiar lembrou que os preços variam muito de acordo com a data da compra. ''Um mesmo trecho pode custar de R$ 150 a R$ 600'', afirmou. Ela considerou que o fato de a economia estar mais estável no Brasil ajuda os passageiros a trocar o ônibus pelo avião. ''Como durante a semana os aeroportos estão cheios de pessoas em viagens a trabalho, isso mostra que as empresas também optam pelos voos.'' 

Já o estudante Georges Khouri disse que a concorrência tem reduzido os preços, mas que as promoções são importantes. ''São mais voos diários e fica mais cômodo para a gente.'' 

Expectativa 

O aeroporto de Londrina trabalhava ontem com a possibilidade de ter novo crescimento no número de passageiros de outubro, a três dias do fim do mês. Pio diz que há possibilidade de fechar outubro em torno de 20% de crescimento, com número próximo a 98 mil passageiros. ''O costume em outubro é diminuir, mas depois de julho, que é mês de férias, continuamos perto dos 100 mil por mês.'' 

Com isso, a Infraero reviu a projeção de crescimento no número de passageiros deste ano de 1,1 milhão para ao menos 1,150 milhão de pessoas em Londrina. No ano passado, 962.172 pessoas passaram pelo aeroporto José Richa. (Com Folhapress) 


Fábio Galiotto 
Reportagem Local

Comentários