Segunda pista de Viracopos fica pronta em cinco anos


A Aeroportos Brasil Viracopos, empresa responsável pela operação do aeródromo em Campinas, disse que entrega a segunda pista de aterrizagens e decolagens em cinco anos.

A obra estava prevista para terminar em 2023, mas a empresa decidiu antecipá-la para atrair empresas internacionais que exigem mais alternativas de espaços no aeroporto.A construção será iniciada em 2014 e custará R$ 500 milhões.


No edital de concessão, a segunda pista é prevista para quando o aeroporto atingir 168 mil pousos e decolagens/ano. Em 2011, foram registrados 99.994 operações.Antes das obras, porém, é necessária a obtenção de licença ambiental. Enquanto isso, já foram iniciadas as obras de ampliação do novo terminal de passageiros.

Além disso, a Aeroportos também pedirá que a Artesp (agência responsável pela gestão das rodovias) crie soluções para melhorar os acessos a Viracopos – um grande problema para o usuário do aeródromo.

Raio-X

Em 30 anos, o aeroporto será preparado para receber 80 milhões de passageiros/ano. Serão investidos R$ 8,4 bilhões em obras de ampliação e modernização do aeródromo

Passageiros: Hoje passam por Viracopos 7,5 milhões de pessoas Expansão O projeto prevê a implantação de hotéis, shopping center e centro de convenções

Novo terminal: As obras do novo terminal já foram iniciadas e serão entregues em 2014.

Estacionamento: Serão criadas mais quatro mil vagas no edíficio-garage que será entregue em dois anos.

Comentários