ILS no Aeroporto de Londrina

A tão esperada instalação do ILS (Instrumental Landing System) ou sistema de pouso por instrumentos no Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, não resolveria os problemas de fechamento enfrentados pela cidade em junho. 



Com previsão para ser implantado até 2015, o aparelho que será instalado em Londrina, chamado de ILS categoria 1, é capaz de orientar aviões a uma altura de 200 pés, o equivalente a 60 metros. Porém, em junho a condição climática foi tão crítica na cidade que nem o ILS I resolveria o problema. "Este mês operamos abaixo de 200 pés", afirma o superintendente da Infraero em Londrina, Marcus Vinícius Pio. 



O ILS é um aparelho que serve para orientar o avião durante a descida. Ele mostra a orientação lateral da aeronave em relação a pista e seu ângulo de descida. O ILS tem três categorias, que varia de I a III, sendo a última a mais evoluída. De acordo com o Capitão Deoclides Fernandes Barbosa Vieira, do Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), da Aeronáutica, apesar do aparelho, muitas vezes em situações adversas o pouso pode ser comprometido. Neste caso, fatores como vento e visibilidade devem ser levados em consideração. 



Curitiba é um exemplo disto. O aeroporto Afonso Pena possui o ILS II, capaz de orientar aviões a uma altura de 100 pés, cerca de 30 metros, mas mesmo assim, fecha com frequência. O período mais crítico é pelas manhãs, quando há muita neblina ou quando as nuvens estão muito baixas. Segundo o Capitão Deoclides, somente o ILS III permite o pouso praticamente sem visibilidade alguma. 



Apesar de frustrante para os passageiros, de acordo com o capitão, é preciso entender que o aeroporto fecha para que a segurança das pessoas seja garantida. 



Exceção 



O superintendente da Infraero, Marcus Pio, classifica a situação enfrentada em junho como exceção. Em entrevista ao Bonde, ele afirmou que a instalação do ILS I é a ideal para Londrina. "Calculo que a instalação vai diminuir os fechamentos em 90%. O que ocorreu em junho foi uma exceção. Historicamente os fechamentos não ultrapassam os 200 pés". Para ele, a instalação de um ILS mais avançado é inviável no momento. "Isso requer investimentos muito maiores". 


Anderson Coelho/Equipe Folha

Atualmente o aeroporto de Londrina não opera abaixo de 400 pés. Somente em junho, o aeroporto ficou fechado por 107 horas e 48 minutos. Quase cinco vezes mais do que o mesmo período no ano passado, em que o aeroporto fechou por 23 horas. 


Faltando seis meses para o final do ano, o número total de horas fechadas em 2012 quase ultrapassa os 12 meses de 2011. São 219 horas nos primeiros seis meses deste ano contra 231 horas durante todo o ano passado.

Via Bonde

Comentários