Falta Pilotos de Helicópteros no Mercado


As empresas de táxi aéreo já enfrentam dificuldade para preencher vagas de pilotos e copilotos de helicóptero. Custo elevado de formação, dificuldades de certificação e crescimento da demanda devido ao pré-sal são alguns dos fatores que explicam o problema, diz a Abraphe (Associação Brasileira de Pilotos de Helicóptero). O comandante Rodrigo Duarte, diretor da Abraphe, afirma que há um deficit de ao menos 30 comandantes para helicópteros de grande porte em rotas do petróleo.


Um dos entraves para o aumento da mão de obra no segmento é o nível de exigência definido pela OGP, a associação internacional de produtores de óleo e gás.



Comentários

  1. BOA NOITE SOU PILOTO DE HELICOPTERO E TI GARANTO QUE ESSA MATERIA E UMA GRANDE MENTIRA POIS PILOTOS DE HEL NO BRASIL ESTA PASSANDO POR UMA OUTRA REALIDADE A DO DESEMPREGO

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  2. Boa Tarde amigo.
    Gostaria de contribuir com o Blog.
    Primeiramente gostaria de dizer que a matéria realmente falha ao afirmar que faltam pilotos no Brasil de uma forma genérica. O Brasil hoje tem SOBRA de pilotos de helicóptero, assim como o tem de pilotos de Avião.
    O que realmente falta, e ai posso dizer que é fato, é piloto de Helicóptero com 500 horas na CIV, checado IFR (que no Brasil é caríssimo) e com ICAO-4 (Proficiência em Ingles) ou mais, requisitos para entrar nos grandes prestadoras de serviço subcontratadas da Petrobras.
    É o mesmo dilema do jóvem que vai a procura do primeiro emprego "contrata-se com experiência", como ter experiencia se ninguém contrata para o primeiro emprego?
    Se de um lado existe muitos pilotos aguardando a oportunidade de voar (Até de graça como conheço alguns pilotos) para acumular as 500 horas, por outro existe briga acirrada por alguns poucos talentos com suas 4.000 horas ou mais, estes sim, em falta no mercado.
    E ai entram as soluções que só agradam os grandes, abertura de mercado para pilotos de fora, militares, etc...
    Falta uma politica (tanto pública quanto de empresários) de aceitar que existe esta folga e trabalhar da forma devida, incentivando a contratação de pilotos novos, criando estruturas de "apoio" a contratação, etc.. muito mais um problema organizacional do que de falta de gente.
    Mesmo sendo uma especialização cara, existe muito comandante pronto para trabalho (Devidamente licenciado), desempregado ou como citei, voando de graça para completar as santas 500 horas.
    De qualquer forma amigo, parabéns pelo Blog, várias matérias interessantes!
    Abraço

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  3. Tambem sou piloto e digo que isso ai em cima nao ta certo nao. Gastei o que tinha e o que nao tinha pra conseguir me formar no comercial e ja rodei meio mundo atras de uma brechinha pra conseguir aumentar as minhas horas mesmo que de graça pra aguem e nada. Nao eh facil encontrar um dono de helicopteros que queira arriscar colocando uma maquina de milhoes de reais nas maos de um "inexperiente".

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  4. Na realidade o que falta é piloto que atenda os requisitos das companhias... são muitas exigências e valores altos para capacitação profissional, que desestimula qualquer piloto.

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  5. Oi pessoal, eu sou um aspirante a aluno e estava muito entusismado com a idéia de me tornar piloto de helicoptero no intuito de voar e claro de ter um belo salário, diante de tantas matérias como a que lemos acima que afirmam a falta dee pilotos no mercado da aviação. Alguns pilostos recém formados afirmam que o PCH é emprego garantido com salário mínimo de R$8.000,00 , mas já vi curriculos de pilotos na internet se propondo a um salário de R$1.500,00 mês. e agora vendo o comentário de pilotos que se propoem a voar até de graça é realmente desanimador. Tenho três filhos e agora não sei se realmente vale apena arriscar tudo o que tenho para seguir essa profissão. afinal qual a verdade? onde posso realmente me informar melhor sobre esse assunto? Quem puder ajudar, muito obrigado. parabens pelo blog.

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  6. Infelizmente as escolas de aviação vendem isso como verdade mas na realidade não é nada disso, hoje o mercado está saturado.

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  7. Deve estar faltando piloto de helicóptero no Pais que ele tirou as duas fotos... não é no Brasil, pois aqui está é sobrando muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiito piloto de avião e de helicópteros.
    Observem que as fotos não são do Brasil, quem é piloto sabe o que estou falando..
    abraços a todos, empregados, desempregados, e também aos mentirosos rsrsrss

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  8. Piloto de helicóptero e instrutor de vôo. PROFISSIONAL COM REGISTRO EUROPEU DE PATENTES JHAR 145
    HABILITADO A PILOTAR OS SEGUINTES HELICÓPTEROS: B2 ROBINSON R 44, R 22 ROBINSON, AB 206, EMSTRONG, ALOUETTE 313,318, NH 300, 350 ECUREUIL B, BA, B1.
    HABILITAÇÃO IFR. INGLÊS - TEA, 5000 HORAS DE VÔO
    DISPONIVEL PARA TRANSFERÊNCIA

    PALUMBO SALVADOR NASCIDO EM 10/01/56, Milão - Itália

    SALVA.PALUMBO@GMAIL.COM
    CELL 0039 3896447025

    https://www.youtube.com/watch?v=MuyV7QvOsc0


    PILOTA PROFESSIONISTA DI ELICOTTERO E ISTRUTTORE DI VOLO CON BREVETTO JHAR 145 EUROPEO
    ABILITATO SU ELICOTTERI , ROBINSON R 44, ROBINSON R 22, AB 206, EMSTRONG, ALOUETTE 313,318, NH 300, ECUREUIL 350 B, BA, B1,B2
    ABILITAZIONE IFR. INGLESE TEA ORE DI VOLO 5000
    DISPOSTO A TRASFERISRSI
    PALUMBO SALVATORE NATO IL 1.10.56 MILANO ITALIA
    SALVA.PALUMBO@GMAIL.COM
    CELL 0039 3896447025

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