Uma turbina daquelas aviões comerciais, ou mesmo de um caça, como será que funciona? Você também já pensou isso alguma vez? Se já e não sabia da resposta atá agora, neste vídeo tem a explicação (tudo bem, o vídeo está em inglês, quem entende um pouco de inglês irá aproveitar melhor, mas quem não entende muito inglês vendo a animação terá uma pequena noção de como é que funciona).
O motor (o que chamamos ao todo no popular de turbina) é composta basicamente por 4 partes:
1 – Compressor:
O compressor tem 2 trabalhos, captar o ar externo da aéronava e comprimir o ar, que é injetado no combustor. O compressor é composto por um conjunto de hélices.
2 – Combustor:
No combustor o ar é injetado em altíssima pressão, onde é misturado com o combustível para efetuar a queima, gerando energia. É aonde acontece o BUUM (barulho). O gás resultante da combustão em alta pressão é jogado na turbina (aquelas hélices em laranja no vídeo).
3 – Turbina:
O gás em alta pressão, faz com que a turbina se movimente, com isto faz com que o avião se desloque. Parte da energia gerada pela rotação das hélices da turbina é direcionada para o compressor.
4 – Exaustor:
Finalmente o gás em alta pressão, depois de passar pelas hélices da turbina é ejetado pelo exaustor do motor, e finalmente também esse gás em alta pressão impulsiona para frente o jato.
No geral um motor (Turbina) de jato tem um conjunto de hélices que suga o ar, comprime, joga na câmara de combustão, que efetua a queima do combustível, que aumenta a força cinética do gás, que por sua vez movimenta a hélice da turbina, a qual converte este movimento cinético em energia, sendo parte desta destinada para o compressor e finalmente ejeta o gás da queima do combustível.
suga o ar > comprime > queima combustível > gera mais gás > movimenta turbina > gera energia > ejeta/exauri o gás produzido pela combustão.
Simples não é?
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