Universidade Harvard 375 Anos


Harvard é uma das instituições educacionais mais prestigiadas do mundo, bem como a mais antiga instituição de ensino superior dos Estados Unidos. Até 2010, ela era considerada a melhor universidade do mundo pelo Institute of Higher Education Shanghai Jiao Tong University.


Fundada em 8 de Setembro de 1636 em Cambridge, Massachusetts, era chamada simplesmente de new college (universidade nova). Foi batizada então em 13 de Março de 1639 como Harvard College, em homenagem a John Harvard, um dos seus principais mecenas. A primeira vez na qual se mencionou a instituição como universidade foi em 1780.

Ficheiro:BostonTrip-91.jpg
Estátua de John Harvard na Universidade Harvard

Harvard é a universidade privada com a maior dotação financeira do mundo; no ano de 2009 a soma foi de 25,9 bilhões de dólares - este valor não corresponde a um orçamento anual, mas sim a ativos (obtidos principalmente por doações e aplicações financeiras) de que a universidade dispõe e apenas uma parte, entre 5 e 10%, é usada em gastos anuais diretos.


O custo total de um estudante de graduação em Harvard no ano letivo de 2008-2009 foi calculado em 2 milhões de reais , sendo 1 milhão somente de matrícula, meio milhão de estadia e alimentação, e meio milhão de outras taxas.


Harvard, além de ser a mais rica, é também considerada a melhor universidade do mundo. O ranking anual feito pela Shanghai Jiao Tong University, o Academic Ranking of World Universities, coloca a universidade de Stanford em segundo lugar.

Sete presidentes dos Estados Unidos graduaram-se em Harvard: John Adams, John Quincy Adams, Rutherford B. Hayes, John F. Kennedy, Franklin Delano Roosevelt , Theodore Roosevelt e Barack Obama. Além disso, Bill Gates, presidente da Microsoft, e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, também foram alunos da universidade.

Hoje é:

Dia Internacional da Alfabetização.
Dia Internacional do Jornalista.
Dia Mundial da Fisioterapia.

Parabéns!

Comentários

Postar um comentário