Faltam cem dias para acabar o ano


Hoje é o dia do equinócio de setembro, quando começa a primavera no hemisfério sul e o outono no hemisfério norte. 


A primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.


Dia sem carro


O objetivo principal do Dia Mundial Sem Carro é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que dirigem todos os dias que revejam a dependência que criaram em relação ao carro ou moto. A ideia é que essas pessoas experimentem, pelo menos nesse dia, formas alternativas de mobilidade, descobrindo que é possível se locomover pela cidade sem usar o automóvel e que há vida além do para-brisa.

Aviação

Tarifa aérea é a vilã da inflação no mês, aponta IBGE


A alta fez o grupo Transportes acelerar a variação para 0,70%, após um resultado de apenas 0,03% em agosto

Rio de Janeiro - O aumento nas passagens aéreas liderou a relação dos principais impactos no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15), uma prévia do IPCA, divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em setembro, o índice acelerou para 0,53%, após uma variação de 0,27% em agosto.

Como comprar uma passagem aérea

Os voos para setembro subiram 23,40% em relação à média daqueles que foram disponibilizados para viagens ao longo de agosto. A alta fez o grupo Transportes acelerar a variação para 0,70%, após um resultado de apenas 0,03% em agosto.


Os combustíveis também contribuíram para o aumento no grupo: o etanol subiu de 1,54% em agosto para 1,95% em setembro, enquanto a gasolina passou de uma queda de 0,17% em agosto para alta de 0,65% em setembro.


Alimentação

O grupo formado por alimentos também pressionou o índice. O grupo Alimentação e Bebidas registrou alta de 0,72% em setembro, variação maior do que a verificada em agosto (0,21%). O resultado representou um impacto de 0,17 ponto porcentual no IPCA-15 deste mês.


Vários produtos ficaram mais caros, com destaque para açúcar cristal (4,72%) e refinado (4,59%), leite pasteurizado (2,64%), frango (2,51%), carnes (1,79%) e arroz (1,74%). No ano, o grupo Alimentação e Bebidas acumula alta de preços de 4,29%.

Fonte: Exame.com

Comentários