Crise Política em Campinas

Dr. Hélio

Ex - Prefeito de Campinas - Dr. Hélio (PDT), foi cassado na manhã do ultimo sábado, após sessão ininterrupta de quase 50 horas. A leitura das mais de mil páginas, que começou na manhã do dia 18, exigiu o revezamento de vários vereadores da Casa. Os trabalhos da Comissão Processante começaram em 23 de maio, três meses após a divulgação do envolvimento da então primeira-dama e chefe de gabinete Rosely Nassim Jorge Santos em fraudes de contrato de licitações pela autarquia Serviço de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa).
As acusações contra a administração partiram do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público e davam conta de uma rede de corrupção e desvios de verbas.

Demétrio Vilagra (PT) assume a prefeitura de Campinas, entretanto, cerca de 36 horas depois de ter deixado a vice-prefeitura e assumido a chefia do Executivo de Campinas, Vilagra teve seu afastamento imediato aprovado, por 29 votos a quatro, pela Comissão Processante (CP) da Câmara de Vereadores.

O novo prefeito de Campinas, Demétrio Vilagra (PT), assumiu o cargo nesta terça-feira após a cassação do Dr. Hélio (PDT) por suspeitas de fraudes. Foto: Denny Cesare/Futura Press
Demétrio Vilagra

Vilagra é acusado pelo Ministério Público Estadual de envolvimento em desvios de verba pública. O autor do pedido de afastamento, o vereador Valdir Terrazan (PSDB), aponta infração político-administrativa, apadrinhamento político e compra de arroz, feijão e carne de avestruz destinada a merenda escolar enquanto Vilagra atuou como presidente da Ceasa.

Continua...

Comentários