Amado ou Odiado?


Figura implacável nas narrações esportivas do Brasil, Galvão Bueno aniversariante do dia  (Rio de Janeiro, 21 de julho de 1950), é  narrador, radialista e apresentador brasileiro. Atualmente, é o âncora esportivo da Rede Globo.


Galvão é famoso por ter narrados os principais acontecimentos do esporte nacional, como o tetracampeonato e o pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira de Futebol, os títulos mundiais de Fórmula 1 e o acidente fatal do piloto brasileiro Ayrton Senna, além de vários Jogos Olímpicos da era moderna.

Fama Mundial

Durante a cerimônia de abertura da Copa do Mundo FIFA de 2010, transmitida no Brasil pela Rede Globo com apresentação de Galvão Bueno e Fátima Bernardes, a expressão "Cala a boca Galvão" começou a se espalhar rapidamente pelo Twitter por internautas insatisfeitos com os comentários do locutor.


Depois que a frase entrou para a lista de tópicos mais comentados no Twitter por brasileiros, passou a ser utilizada como piada e forma de protesto contra Bueno. 


A reação internacional de não falantes de português foi geralmente confusa, enquanto brasileiros respondiam a seus questionamentos alegando que a expressão fazia parte de um movimento para salvar uma suposta ave em perigo de extinção no país.


A farsa alcançou proporções globais quando artigos em diferentes idiomas começaram a ser publicados com explicações sobre a piada, de blogs a jornais respeitados como El País e The New York Times,  enquanto o assunto continuava a figurar entre os tópicos mais comentados do Twitter.

Família

Galvão é pai de 4 filhos - Carlos Eduardo Santos Galvão Bueno Filho, Paulo Eduardo Ferro Costa Galvão Bueno, Letícia Ferro Costa Galvão Bueno, Luca Soares Galvão Bueno. Está em seu 2º relacionamento, casado com a Londrinense e ex-apresentadora do telejornal da TV CNT, Desirée Soares Galvão Bueno.

   

Comentários