Que Bom Seria

Embora morando em Campinas - SP, tenho acompanhado a movimentação política no meu Estado de origem - Estado do Paraná. Principalmente no que tange ao meio político e aéreo.


Percebo a movimentação política do Governador Beto Richa juntamente com o seu braço direito, o Secretário da Fazenda Luiz Carlos Hauly para atrair os investimentos anunciados pelo grupo Foxconn, multinacional tailandesa de componentes eletrônicos. O grupo pretende investir cerca de US$ 12 bilhões (R$ 19 bilhões) em cinco anos no Brasil na implantação da unidade, com expectativa de gerar 100 mil empregos diretos. E já foi batizado de Cidade Inteligente.


Que bom seria para Estado e principalmente para o pujante norte pioneiro, se o projeto Arco Norte já estivesse saído do papel.

Mas afinal o que é o Projeto Arco Norte?

Imagine um arco formado entre a região sul de Londrina e os municípios de Cambé, Rolândia, Arapongas e Apucarana - significa, na prática, todo aquele espaço localizado atrás do Shopping Catuaí até as próximas aglomerações urbanas. Agora imagine, lá no meio, um grande aeroporto privado, para movimentação nacional e internacional de cargas. Em seu entorno, indústrias de alta tecnologia, empregando profissionais de nível técnico e superior para produção de bens de baixa emissão de carbono e alto valor agregado.


O resultado desse exercício de imaginação tem nome: Arco Norte. Trata-se do maior projeto de desenvolvimento do interior do Paraná, idealizado pelo ex-presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (Ippul), Luiz Penteado Figueira de Mello. Em suma, trata-se de um projeto ambicioso que pretende somar crescimento econômico, geração de empregos, melhoria da qualidade de vida e rigorosos cuidados ambientais. As primeiras articulações começaram há seis anos no Ippul, durante a gestão do ex-prefeito Nedson Micheleti (PT). Em dezembro de 2009, o prefeito Barbosa Neto (PDT) assinou decreto que tornou de utilidade pública área de 5,7 mil hectares referente ao Sítio Aeroportuário. Em 2010, entidades da sociedade civil passaram a liderar as ações de implantação do Arco Norte.

Na prática, se esse projeto estivesse sendo executado, acredito que viabilizaria para eleição do Norte do Estado para sede do grupo Foxconn. Vamos aguardar o desfecho dessa história!

Comentários