Perigo na Aviação


Ontem (21) o Bom Dia Brasil fez um alerta para as pessoas que usam lasers contra aeronaves. Parecem brinquedos inocentes, mas são capazes de grandes estragos se usadas inadequadamente. Só no ano passado, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) registrou 60 ocorrências envolvendo o uso das ponteiras a laser perto de aeroportos, apontadas para aviões em procedimento de pouso ou decolagem. 


O Cenipa emitiu um alerta aos pilotos sobre a interferência do raio laser verde. Em um documento de divulgação operacional, um piloto relatou que teve a aproximação de pouso no aeroporto de Londrina, no norte do Paraná, prejudicada pelo laser que vinha de uma área descampada.

Aeroporto José Richa - Londrina/PR

O problema é que esse tipo de luz pode atrapalhar pousos e decolagens, porque tem um alcance de 300 metros. De acordo com as leis brasileiras, quem for apanhado em flagrante apontando um laser para um avião, pode ser preso e enquadrado no crime de atentado contra o transporte aéreo, o que pode dar de dois a cinco anos de prisão. Em caso de acidente aéreo, o Código Penal prevê 12 anos de cadeia.

Balões

Já o Portal R7 faz um alerta aos balões soltos nessa época de festas juninas, que acabam causando transtornos no trafego aéreo e dando trabalho para o Corpo de Bombeiros.

Comentários