Dia Nacional da Cachaça


Mussum o bebum mais famoso do Brasil estaria no dia de hoje nadando as braçadas, face ser comemorado hoje o dia nacional da cachaça.


Cachaça é o nome oficial da exclusiva aguardente de cana produzida no Brasil. Caninha, engasga-gato, pinga, abrideira e branquinha são apenas alguns dos apelidos diferentes dados a ela. Além do seu nome, a cachaça brasileira também tem dia oficial, 21 de maio. Instituída pelo então senador, Itamar Franco quando Presidente da República, a data foi escolhida para se referir ao início da safra de cana-de-açúcar no estado mineiro. 


Bebida genuinamente nacional, a cachaça foi inventada no litoral paulista por volta de 1533, data da construção dos primeiros engenhos na região. Naquela época o açúcar valia tanto ou mais que o ouro, e, nossos colonizadores portugueses, foram os responsáveis por introduzir a cultura de cana de açúcar em nosso país.


A cachaça é o resultado da fermentação seguida da destilação do caldo de cana de açúcar, bebida pertencente ao grupo dos destilados como a tequila mexicana, o saque japonês, o Whisky escocês, entre outros.


A historia econômica, cultural e política do Brasil está relacionada com a trajetória da cachaça que serviu de moeda troca para aquisição de escravos na África, bem como figurou como um dos principais produtos industriais para exportação.


Socialmente discriminada pela elite, apesar de ser consumida pela mesma, a cachaça acompanhou a cultura do povo desde o seu surgimento com os escravos até os dias de hoje. Passados mais de 450 anos a cachaça é hoje internacionalmente conhecida e apreciada, se desconsiderarmos o volume de litros produzidos do destilado “ sochu”,na China, a cachaça disputa a primeira colocação com a vodka polonesa.


Historiadores e pesquisadores já apontam a cachaça como a bebida do século 21, posição já ocupada por bebidas como o vinho e o whisky.


Colecionadores no país já conseguiram ultrapassar o total de 5000 marcas. A cachaça está sendo explorada também na gastronomia, onde encontramos inúmeras receitas, desde a tradicional caipirinha, geléias, licores até sofisticados pratos. A sua importância atual é facilmente detectada pela vasta bibliografia a disposição:Cachaça, um amor brasileiro – Alessandra Garcia TrindadeCachaça, alquimia brasileira – Luciano Figueiredo, Renato Pinto Venâncio, Mary Del Priori e Fernando Valadares NovaesCachaça, prazer brasileiro – Marcelo Câmara


Aproveite essa data comemorativa e deguste sem preconceitos uma dose de cachaça, a bebida dos deuses e do povo...


_

Parabéns


Hoje os parabéns vai para a minha irmã mais velha, Cintia, que completa mais um ano de vida!! Muitas Felicidades!!!

Comentários