Agora vai?


A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara acaba de aprovar um requerimento para promover uma audiência pública com a participação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e de empresas aéreas. A finalidade é debater irregularidades no setor, apontadas pelos deputados.


TAM




A empresa está realizando desde quarta-feira (6) mais uma edição da campanha "Megapromo". Os clientes poderão adquirir passagens para voos nacionais com saída de todo o Brasil com até 90% de desconto. Para participar da promoção, basta comprar e emitir os bilhetes entre as 20 horas desta quarta-feira e 23h59 do domingo (10).

A promoção vale paraviagens de ida e volta a ser realizadas entre 7 de abril e 21 de junho, com permanência mínima de dois dias no destino. A emissão dos bilhetes deve ser imediata, de acordo com as regras estipuladas pela companhia. O pagamento pode ser parcelado em até seis vezes sem juros no cartão de crédito, obedecendo à parcela mínima de R$ 35,00.
Além de pagar tarifas mais baratas, os bilhetes dos clientes cadastrados no Programa TAM Fidelidade, como sempre, serão pontuados de acordo com a categoria do cartão do passageiro e as regras estipuladas pela companhia para cada classe tarifária. A compra está sujeita à disponibilidade de assentos, além de trechos, horários e datas.

As passagens promocionais podem ser adquiridas em todos os canais de venda: agentes de viagens, site www.tam.com.br, call center (4002-5700 ou 0800 5705700 para todo o Brasil), lojas da TAM e da TAM Viagens.

A promoção será divulgada em TV, jornais, rádios e em mídia online, por meio de links patrocinados, banners em portais, e-mail marketing, destaque no site da TAM e no blog (http://blog.tam.com.br), além de anúncio em redes sociais (Twitter e Facebook). (tamimprensa@tam.com.br).


Azul, Webjet e NHT




Completam um ano de operação em Congonhas. Presença no aeroporto é tímida, mas exposição da marca e possibilidade de disputar novos slots  (horários de pouso ou decolagem) justificam o investimento.

O primeiro voo das novatas foi realizado no dia 9 de abril de 2010, pela companhia NHT, uma empresa de aviação regional com sede no Rio Grande do Sul, com destino a Curitiba (PR). Dias depois, a Azul e a Webjet iniciaram seus voos. A autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi concedida um mês antes.

azul linhas aereas

As três companhias possuem juntas cerca de 1% dos slots de Congonhas, distribuídos nos horário menos concorridos. A Azul voa no fim de semana para Porto Seguro, a Webjet para o Rio e Porto Seguro, e a NTH tem voos à noite de segunda a sexta para Curitiba.
A operação em pequena escala e limitada a horários pouco competitivos em Congonhas, como é o caso dos voos da Webjet, Azul e NHT que partem do aeroporto, não é rentável, afirmam especialistas consultados pelo iG. “É uma operação deficitária”, diz o consultor em aviação Paulo Bittencourt Sampaio.
As empresas admitem que a operação não é lucrativa, mas evitam falar em prejuízo. A Webjet, por exemplo, afirma que a operação já se mantém. “Hoje temos estabilidade, mas, para melhorar a rentabilidade, precisamos de mais voos”, afirma o presidente da companhia, Fábio Godinho. A Azul não se manifestou.
A NHT reconhece que a operação é deficitária, mas não vê as perdas como prejuízo, mas como um investimento. A companhia opera voos para Curitiba em uma aeronave LET, com 19 assentos, que chega ao aeroporto por volta das 14h45 e decola às 21h50. O tempo em solo gera despesas para a companhia que podem chegar a R$ 150 mil por mês. “Foi um ano de puro investimento”, diz o diretor de planejamento da NHT, Jeffrey Kerr.
Marca, loja e expansão da capacidade
O maior ganho das novatas em operar em Congonhas é a exposição da sua marca e a abertura de uma loja no aeroporto mais lucrativo do País. A Webjet estima que cerca de 50 mil passageiros ao mês passam pela sua loja no local. “É uma oportunidade de mostrar aos passageiros que temos preços menores. Muitos compram passagens na loja de Congonhas para voar a partir de Guarulhos”, diz Godinho. “As lojas em Congonhas têm uma visibilidade fenomenal. É como um ponto de venda com aluguel baixo”, afirma Respicio do Espírito Santo, professor de transporte aéreo da UFRJ.
Outra vantagem é participar de novas disputas por slots em melhores condições. A atual legislação favorece a distribuição de espaços nos aeroportos saturados para companhias que já operam no local.
Por esta regra, as principais beneficiadas na oferta de slots em Congonhas realizada pela Anac no ano passado foram a Gol, TAM e Avianca. Esses espaços foram tomados da Pantanal após a companhia ultrapassar os limites da agência definidos para os cancelamentos de voos. A Azul, Webjet e NHT puderam escolher os slots que sobraram e não conseguiram horários competitivos.
Se novos slots forem oferecidos em Congonhas, essas companhias disputarão os espaços em condições melhores do que há um ano. Hoje, o limite é de 30 pousos ou decolagens por hora para voos regulares. Antes do acidente da TAM no local em 2007, o aeroporto operava com 45 slots por hora.
Desde que houve a redução, as companhias aéreas têm pleiteado um aumento dos slots no local. A grande esperança delas é que com a realização da Copa e da Olimpíada no Brasil a capacidade do aeroporto seja ampliada.
Sexta-Feira é dia de humor

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