"Boia Fria"

Ao longo do ano de 2010 parabenizei vários profissionais e hoje dia do Cortador de Cana vulgo "Boia Fria", não poderia de ser diferente!


O famoso "boia-fria"  ou assalariado rural é o trabalhador que, expulso do campo, vai constituir uma massa de trabalhadores temporários residindo nas periferias urbanas. Migram de uma região agrícola para outra, acompanhando o ciclo produtivo das diversas culturas. São agricultores em diversas lavouras mas não possuem suas próprias terras. Podem ser considerados proletários rurais, reproduzindo as condições alienantes de produção capitalista no campo.


Os bóias-frias eram conduzidos sem segurança, geralmente nas carrocerias de caminhões de casa até as plantações. Os locais variam de acordo com as épocas do ano e as épocas de colheita.


O nome advém do fato de estes trabalhadores levarem consigo suas próprias refeições (na gíria, bóia) em recipientes sem isolamento térmico desde que saem de casa, de manhã cedo, o que faz com que elas já estejam frias na hora do almoço.


Em anos recentes, houve diversas denúncias e casos de bóias-frias flagrados sob exploração de trabalho escravo ou semi-escravo, o que faz desta classe um tema constante na luta por direitos humanos.


E vivem de trabalhos mal remunerados, mudando constantemente de trabalho para que tenham dinheiro para sobreviver. Os bóias-fria surgiram principalmente pelo trabalho assalariado nas propriedades rurais. 


Eles eram pequenos proprietários de terras que ganhavam muito pouco com o que produziam, e quando os grandes proprietários de terras passaram a oferecer pagamento, e não parte da produção, esses pequenos proprietários venderam suas terras e foram trabalhar nas lavouras, principalmente de cana.


Normalmente eles trabalham apenas em tempos de semeadura e colheita.


Comentários

  1. É. Bandeirantes, PR,minha terra natal. Terra dos bóias frias, cortadores de cana incansáveis.
    Terra das queimadas pós corte da cana que vai
    para a Usina, do fumaçê infindável, da nuvem de partículas pretas sobrevoando a cidade.
    Lembro bem dos caminhóes lotados de gente de todas as idades, passando...
    http://www.overmundo.com.br/uploads/banco/multiplas/1240677823_boia_fria.jpg

    ResponderExcluir

Postar um comentário