Enquanto isso na Aviação

Olá... estou de volta depois de dois dias sem postar aqui por motivos que no momento não posso tornar a público mas adianto que é coisa boa! Estou novamente em Campinas de onde faço esse post.


Aviação

Nesse dois dias que não postei, aconteceu o aniversário da Azul Linhas Aéreas. A empresa comemorou, nesta quarta-feira (15/12), o aniversário de dois anos desde que iniciou as operações, alcançando a participação de 7,27% no mercado de vôos domésticos brasileiros — a terceira maior do País em relação ao fluxo de passageiros. Para continuar em ritmo de expansão, a empresa planeja investir US$ 400 milhões no próximo ano e praticamente dobrar o número de cidades atendidas. 

Mensagem enviada por e-mail aos clientes Azul

A companhia aérea deve receber 12 novos jatos E-Jets da Embraer no decorrer do próximo ano, o que ampliará a frota atual de 26 para 38 aeronaves. O fundador da Azul, David Neeleman, destacou que, dessa forma, pretende chegar a 50 destinos atendidos — atualmente são 28 cidades —, todos ligados pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, principal hub da aérea. “Isso vai ser um ponto muito importante para Campinas como polo de negócios. Não vai ter outro aeroporto em que se possa acessar diretamente 50 cidades brasileiras em voos diários”, afirmou

Amplie

Outro aspecto importante em relação à estratégia da companhia é a utilização da área vip em Viracopos que deve ser implantada dentro de três meses. O espaço, concedido temporariamente após consulta pública feita pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), tem formato inédito nos aeroportos brasileiros e visa oferecer mais conforto para os passageiros da companhia, com operação remota de check-in avançado, despacho de bagagens e estacionamento próprio de veículos.

Equipe da Azul Linhas Aéreas Brasileiras durante comemoração dos 2 anos da empresa aérea

O fundador da Azul, David Neeleman, durante discurso na festa de comemoração dos dois anos de operação, no saguão de Viracopos 

ANAC






Desde ontem  (17) até o dia 3 de janeiro de 2011, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai reforçar o atendimento aos passageiros em 11 aeroportos do País. Uma equipe de atendimento, composta por 120 pessoas, entre inspetores, diretores e pessoal de apoio, reforçará a fiscalização com relação aos direitos dos passageiros nos aeroportos.


No último dia 22 de novembro, as seis maiores companhias aéreas brasileiras, a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), a Polícia Federal (PF), a Receita Federal e o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), da Aeronáutica, se comprometeram, em reunião com a Anac, a tomar medidas visando o bom funcionamento do setor e o atendimento aos passageiros durante o período das festas de fim de ano.

Presidente da Anac e o Presidente do Snea

As empresas aéreas também se comprometeram a reforçar o número de funcionários para atendimento ao passageiro. As companhias também deverão manter aeronaves reservas, não praticar overbooking (venda de número de passagens maior do que o de assentos), endossar bilhetes de outras companhias e incentivar os passageiros a utilizar outras formas de check-in.



A Anac fará a fiscalização para que o atendimento e as providências tomadas pelas companhias aéreas sejam cumpridas. Também será fiscalizado o cumprimento da Resolução nº 141, em vigor desde junho deste ano, que determina a assistência material, em casos de atraso ou cancelamento, reacomodação imediata no caso de cancelamento ou preterição, reembolso para o passageiro que desistir da viagem por cancelamento ou atraso acima de quatro horas, entre outros.


A professora Rozângela Aguiar diz que aprova o trabalho de reforço da Anac, pois no fim do ano o fluxo de passageiros nos aeroportos aumenta significativamente. “É bom saber que, caso surja algum problema, esses fiscais nos auxiliarão”, diz.


A empresária Lúcia Ávila Fernandes também aprova a ação e espera que o número de fiscais seja suficiente para atender todos os passageiros. “No ano passado tive que cancelar um voo e foi muito complicado. Foi um processo muito burocrático. Espero que a ação da Anac atenda a todos”, afirma.


Segundo a Anac, foram disponibilizados quatro fiscais para o Aeroporto Internacional de Brasília. Esse número pode aumentar de acordo com a demanda do aeroporto.

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