High Definition

A televisão de alta definição, também conhecida como HDTV, um acrônimo para o termo em língua inglesa high-definition television, é um sistema de transmissão televisiva com uma resolução de tela significativamente superior à dos formatos tradicionais (NTSC, SECAM, PAL). Com exceção de formatos analógicos adotados na Europa e Japão, o HDTV é transmitido digitalmente e por isso sua implementação geralmente coincide com a introdução da televisão digital (DTV): esta tecnologia foi lançada inicialmente nos EUA durante a década de 1990 por um consórcio envolvendo AT&T, General Instrument, MIT, Philips, Sarnoff, Thomson e Zenith.

Interlaced e progressive scan são nomes usados para descrever duas técnicas utilizadas para "desenhar" o conteúdo da tela:O modo entrelaçado desenha em cada passagem metade das linhas da tela — as linhas pares ou ímpares — formando a ilusão de uma resolução maior transmitindo apenas metade da imagem formada.Já o modo progressivo desenha a tela inteira em uma única passada, transmitindo e exibindo todas as linhas da tela a cada atualização (refresh).

Gráfico comparativo com as diferentes resoluções de tela, incluindo os formatos HDTV e de computador.

Apesar de vários padrões de televisão de alta definição terem sido propostos ou implementados, os padrões HDTV atuais são definidos pelo ITU-R BT.709 como 1080i (interlaced), 1080p (progressive) ou 720p usando uma proporção de tela de 16:9. O termo "alta definição" pode se referir à própria especificação da resolução ou mais genericamente ao meio (ou mídia) capaz de tal definição, como filme fotográfico ou o próprio aparelho de televisão.O que talvez possa vir a ter algum interesse num futuro próximo é o vídeo de alta definição (através dos sucessores do DVD, o HD DVD e Blu-Ray, sendo este último adotado como padrão) e, por consequência, os projectores, televisores LCD e de plasma (ambos ultrapassados por novas tecnologias que serão abordadas mais à frente) com resolução de 1080p (1920 x 1080), bem como nos retro-projetores e filmadoras com definição de 1080p.

As principais resoluções de tela para televisão

Transmissão em High-Definition - HD

Temos uma figura no meio jornalístico conhecido como Comandante Hamilton. 


Para quem não sabe, Cmte. Hamilton teve seu primeiro contato com carroças a cavalo na década de 1980. Em 1994 chegou à televisão no programa Domingo Legal. Desde então já teve aparições na TV em emissoras como SBT, Rede Bandeirantes e RedeTV!. Trabalhou com Marcelo Rezende no Repórter Cidadão na RedeTV!. Em 2003 chegou a apresentar um programa, o Viva Ação na RedeTV!. Atualmente mantém suas inserções jornalísticas no Brasil Urgente com o apresentador José Luiz Datena pela TV Bandeirantes.

Mas afinal o que ele tem haver com com HDTV?

Eu lhe respondo que tem tudo haver. Além de piloto de helicóptero, Cmte Hamilton é e jornalista, pioneiro na aviação para emissoras de tv no Brasil, com gravação de programas e transmissão ao vivo.

 Abordo de um Robson - RH44, uma das melhores aeronaves que atendem o segmento, Hamilton faz seu trabalho diário com inserções ao vivo totalmente em HD no programa Brasil Urgente.




Essa aeronave possui o que há de melhor em transmissão em HD no País. 

Lentes CANON HD


Sitema de microondas de transmissão e recepção em HD, SD digital ou analógico.


Câmera Giro Estabilizada


Gravador High Definition

É o Brasil utilizando da melhor tecnologia para atender e entreter a sua população. Abaixo alguns vídeos feitos pelo Helicóptero do Cmte. Hamilton:








Comentários