RIO DE JANEIRO: SEGURANÇA EM JOGO


Assim que o Rio de Janeiro foi confirmado como cidade que abrigará os dois mais importantes eventos esportivos internacionais, a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, surgiu a pergunta: a cidade estará preparada para receber esses eventos em segurança?

Esse é o ponto de partida do documentário RIO DE JANEIRO: SEGURANÇA EM JOGO. A coprodução entre Discovery Channel e Mixer traz um panorama do que está sendo feito e dos desafios no âmbito da segurança pública – setor que receberá cerca de R$ 3 bilhões em investimentos nos próximos quatro anos.

Em busca de respostas, as câmeras do Discovery Channel sobem morros, percorrem portos, aeroportos e centros de treinamento de policiais. Fontes como Paulo Storani (ex-capitão do Bope e mestre em Antropologia), José Mariano Beltrame (Secretário de Estado de Segurança) e Rachel Coutinho (urbanista) pontuam o documentário com comentários sobre as UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) e com análises sobre a necessidade de reversão na imagem da polícia carioca junto às comunidades carentes, que sempre se viram no fogo cruzado entre traficantes e poder público.

RIO DE JANEIRO: SEGURANÇA EM JOGO, também aborda um tipo de ameaça com a qual os brasileiros não estão acostumados, mas que faz parte dos riscos envolvidos nos grandes eventos internacionais: os ataques terroristas. Sob o olhar de Marcos Do Val (instrutor da SWAT) e Rafael Vulej (ex-capitão da IDF, Israel Defense Forces (Forças de Defesa de Israel, e especialista em contra-terrorismo), vamos conhecer o potencial das táticas brasileiras.


Neste domingo o complexo Alemão foi invadido pela polícia, confirmando a vontade do Rio de Janeiro em querer sediar a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, através de ações de repressão contra a criminalidade. Veja os números desta operação:

A meta é criar 40 unidades de UPP - Unidade de Polícia Pacificadora até 2016. Até o presente momento há 12 unidades já prontas.

Clique na imagem para ampliar


De fato temos a dimensão do trabalho que a Polícia terá para a criação destas unidades. Graças a vontade política, apoio das PMs e Forças Armadas e da população, isso está sendo possível. Parabéns Rio de Janeiro a Paz começa a reinar!



Comentários

Postar um comentário