Em análise aos dados divulgados no ano passado pelo conselho regional de medicina, no Brasil morre mais gente de acidente de trânsito do que pessoas infectadas com o covid-19.
Trânsito
Acidentes de trânsito causam 5 mortes no Brasil a cada 1 hora, informa um relatório divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Entre 2008 e 2016, o total de 368.821 pessoas morreram vítimas de transporte nas estradas e ruas do país.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina, um balanço feito separadamente dos últimos 10 anos, de 2009 a 2018, aponta que os acidentes de trânsito deixaram mais de 1,6 milhão de feridos. Isso levou ao custo de quase R$ 3 bilhões ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Em pesquisa realizada pelo SOS Estradas no ano passado, no primeiro trimestre de 2019 foi registrada queda de 7% de mortos e 4,3% dos feridos nas rodovias federais. A partir de abril o Governo iniciou o desligamento dos radares e, a suspensão da fiscalização da velocidade pela PRF, a partir de 15 de agosto.
O SOS Estradas , utilizando dados da própria PRF, comprovou que, mantida a política do primeiro trimestre, poderíamos poupar 288 vidas e provavelmente evitar 4.800 feridos entre abril e outubro deste ano. Números ainda mais significativos considerando que a PRF admitiu no seu Balanço de 2018 que ano passado de 743 pessoas morreram em acidentes onde a principal causa foi o excesso de velocidade. Mas o Governo fez justamente o contrário – com a retirada da fiscalização nas BRs- e o erro está sacrificando vidas e, pela primeira vez desde 2011, os dados indicaram aumento do número de mortos e feridos. Leia o trabalho completo clicando aqui .
COVID-19
As secretarias estaduais de Saúde contabilizam 2.989 infectados em todos os estados. Foram registradas as primeiras mortes em GO e em SC; são 77 mortos em todo Brasil. (fonte: G1)
Comentários
Postar um comentário